InícioSaúdeDezembro Vermelho começa com “Dia Mundial de Luta Contra a Aids” em...

Dezembro Vermelho começa com “Dia Mundial de Luta Contra a Aids” em Ribeirão Preto

Testagem para HIV e Sífilis será reforçada de 1º a 5 de dezembro nas unidades de saúde da rede municipal

- continua após a publicidade -

A Campanha Fique Sabendo, realizada anualmente em todo Estado de São Paulo, tem o objetivo de estimular a população a realizar os testes de Aids e de Sífilis, especialmente pessoas com vida sexual ativa que nunca realizaram esses testes e/ou que pertençam aos grupos mais atingidos por essas doenças.

As unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto intensificarão a testagem para HIV e Sífilis de 1º a 5 de dezembro e também realizarão atividades educativas e de prevenção para a população, incluindo ações dentro e fora das unidades.

Esse ano, as atividades serão mais tímidas devido à pandemia do novo coronavírus, porém, as equipes estão capacitadas e orientadas quantos às medidas sanitárias de cuidado e prevenção para não ampliarem a contaminação da COVID-19.

foto arquivo

A equipe do Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais realizará Testes Rápidos para HIV nesta terça- feira, dia 1º de dezembro, das 10h às 14h, na Praça XV de Novembro, região central da cidade. Além da testagem, haverá orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV, sobre Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) e distribuição de insumos de prevenção, como preservativos feminino, masculino e gel lubrificante.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A campanha conta com a parceria de empresas que promoverão ações educativas junto aos seus colaboradores e com outros atores, como ONGs e universidades. O Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual e Identidade de Gênero também realizará um evento on-line em parceria com o programa, intitulado “Prevenção Combinada do HIV: Cuidar de Mim e Cuidar de Todos”, nesta terça-feira (1º), às 19 h, nas redes sociais do Conselho.

O desafio do controle da epidemia do HIV
A UNAIDS estabeleceu o desafio da meta 90/90/90, de forma a controlar a Aids enquanto epidemia até 2030. O Brasil é signatário dessa meta, que consiste em:
• diagnosticar 90% de todas as pessoas que têm o vírus HIV;
• que 90% destas diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente;
• que 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis.

Posteriormente, a meta de alcançar zero discriminação também foi incorporada.
Em Ribeirão Preto, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV melhorou, evidenciado pela queda de 60% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos e aumento de 28% na taxa de detecção de HIV, considerando ambos os sexos e todas as idades.

Entretanto, causa preocupação o fato de que, entre meninos jovens de 15 a 29 anos, a taxa de detecção de HIV tenha aumentado em torno de 200%, principalmente entre os que têm mais escolaridade e entre homens que fazem sexo com outros homens. Um dado a ser comemorado é que no último ano não houve nenhuma criança infectada por transmissão vertical no município, fruto de um bom trabalho em relação às ações do pré-natal e pré-natal do parceiro.

Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado. Com diagnóstico precoce e graças à evolução do tratamento, tem-se melhorado a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids, além da diminuição da mortalidade e transmissibilidade.

O panorama da Sífilis também é preocupante e acompanha uma tendência nacional; a taxa de detecção de Sífilis Adquirida no município em 2018 foi de 185,1 casos/100.000 habitantes, e entre as gestantes, 18,8/100.000. Gestantes não tratadas adequadamente na gestação podem transmitir a infecção para o feto, podendo acarretar até 40% de aborto espontâneo, natimorto ou morte perinatal.

Assim, toda a população sexualmente ativa que nunca se testou ou que teve relacionamento sexual desprotegido deve procurar as Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto para a realização dos testes do HIV e Sífilis.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -