InícioSaúdeNovembro azul: Queda no número de casos de câncer de próstata em...

Novembro azul: Queda no número de casos de câncer de próstata em Ribeirão Preto esta relacionada à não-realização de exames

Médico explica sobre a doença que, na maioria dos casos, é silenciosa

- continua após a publicidade -

Segundo dados do DataSus, a cidade de Ribeirão Preto registrou entre o mês de janeiro e metade de outubro, 78 casos de pacientes com câncer de próstata. Este número sugere uma queda se comparado ao período do ano de 2019 quando foram registrados 215 casos.

E a principal preocupação dos especialistas é que a diminuição dos diagnósticos pode estar diretamente relacionada à não realização de exames periódicos.

“Com a pandemia, alguns exames importantes de rotina e de rastreamento de doenças como o câncer, foram adiados. Este fato impacta diretamente nas chances de cura de cada paciente. Campanhas de conscientização como o Novembro Azul vem reforçar a importância de se cuidar e estar alerta para a nossa saúde, ainda mais neste período de pandemia”, diz o oncologista Carlos Fruet do InORP Oncoclínicas.

O INCA estima que no triênio 2020-2022 serão 65.840 novos casos por ano no Brasil, sendo o segundo tipo de câncer mais incidente nos homens – ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Ainda segundo o Instituto, cerca de 75% dos casos no mundo acontecem a partir dos 65 anos de idade.

Diagnóstico

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O câncer de próstata é silencioso e seus sinais são capazes de confundir. A doença pode apresentar sintomas leves como a dificuldade para urinar ou a alta frequência, comuns também quando há o crescimento benigno da próstata devido à idade.

Os sinais da fase avançada do câncer incluem dores ósseas, infecções generalizadas e insuficiência renal. Na maioria dos casos o crescimento acontece de forma lenta – cerca de 15 anos para atingir 1 centímetro. Em outros, pode crescer de forma rápida e espalhar por outros órgãos.

“A recomendação das principais sociedades mundiais é que homens devam ir anualmente ao urologista para avaliação. Para aqueles que tenham casos de Câncer de Próstata na família, recomendamos iniciar o acompanhamento ao redor dos 40 anos. Entre os exames estão a dosagem de PSA – exame de sangue – e o toque retal. Este último é considerado tabu para muitos homens, mas precisamos desmitificar isso. Ele é rápido, não causa dores ou complicações após sua realização e, o mais importante, pode salvar vidas”, ressalta.

arquivo

Após o exame, se constatada alguma alteração, é feita a biópsia e todos os procedimentos para se confirmar ou não a neoplasia.

Prevenção

O oncologista ressalta que a principal forma de prevenção é a manutenção de hábitos saudáveis.

“Ter uma vida saudável com prática regular de exercícios e a manutenção do peso corporal, alimentação rica em proteínas, verduras, legumes e frutas, evitar o consumo de álcool em excesso e do tabagismo, são hábitos importantes que ajudam na saúde de modo geral”, acrescenta.

Além disso, para Carlos Fruet, o autocuidado é fundamental para prevenção além da informação certa sobre o assunto.

“A falta de autocuidado masculino pode ser muito prejudicial. Precisamos ampliar as conversas não só sobre o câncer de próstata, mas também sobre outras neoplasias masculinas, como a de pênis. Ele é um tipo de câncer grave e em alguns casos podem levar à amputação do órgão. A higiene adequada e o uso de camisinha durante as relações sexuais são duas formas de prevenção básicas contra o HPV, que é a principal causa deste tipo de câncer e podem ser causas de outras doenças como câncer de ânus e de cabeça e pescoço. É fundamental buscar um especialista tendo qualquer alteração”, aponta o oncologista.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -