Eleições 2020: 67 congressistas irão disputar um novo cargo

A cidade de São Paulo é a capital que reúne a maior quantidade de parlamentares na corrida eleitoral

0
826

Dada a largada da corrida eleitoral, alguns dos postulantes ao cargos de prefeitos e vereadores já são conhecidos pelo seu eleitorado. Nas eleições municipais deste ano, 67 congressistas irão disputar um novo cargo.

Na disputa municipal, serão 63 deputados federais e dois senadores. Além disso, um senador e um deputado federal disputam a eleição suplementar ao Senado por Mato Grosso.

Até o fim do prazo para registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesse sábado, 26, 63 parlamentares já haviam confirmado a participação, enquanto quatro deles estavam pendentes. Contudo, o órgão segue processando as informações.

Com 10 candidatos, o PT é a legenda com mais parlamentares nos pleitos municipais, seguido do PSL, com seis congressistas. Republicanos, PSD e PSB, com cinco, cada. PSOL, PSDB, PROS e Podemos terão quatro deputados, cada, na disputa.

A cidade de São Paulo é a capital que reúne a maior quantidade de parlamentares na corrida eleitoral, sendo cinco no total.

Entre as mulheres, Joice Halsseman (PSL) e Luíza Erundina (PSOL), que pretende ser vice. Entre os homens, estão na disputa os deputados Celso Russomano (Republicanos), Orlando Silva (PCdoB) e Carlos Zarattini (PT), este último como vice-prefeito.

arquivo


Suplementar

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) entrou na corrida e vai tentar a vaga suplementar no Senado destinada a políticos do estado de Mato Grosso. Terceiro colocado na eleição de 2018, Fávaro assumiu o posto deixado pela senadora cassada Juíza Selma (Podemos-MT).

O ex-senador e atual deputado federal José Medeiros (Podemos-MT) também entrou na briga pela vaga para voltar à Casa Alta.

O mandato de Selma foi cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico após ela ter sido eleita em 2018 na esteira da onda bolsonarista. O pleito, que estava marcado para abril, acabou sendo adiado pela Justiça Eleitoral por causa da covid-19.