InícioPolíticaSão Paulo é o estado com a 2ª menor pontuação no novo...

São Paulo é o estado com a 2ª menor pontuação no novo Ranking de Transparência no Combate à COVID-19

Estado mais rico do país registra apenas 27,8 pontos em uma escala de 0 a 100 e suas práticas para contratações emergenciais são consideradas ruins.

- continua após a publicidade -

A Transparência Internacional – Brasil lançou nesta quinta-feira o Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 para identificar e promover as melhores práticas de transparência de informações referentes às contratações emergenciais realizadas em resposta à COVID-19.

internet

O Estado de São Paulo, o mais rico do país, obteve a segunda menor pontuação dentre 26 estados e o Distrito Federal, de apenas 27,8 pontos. Seu nível de transparência foi classificado, portanto, como ruim.

Além dele, apenas Roraima obteve a mesma avaliação. Já a capital paulista mostrou um nível de transparência bem melhor, tendo alcançado a 9ª maior pontuação dentre as capitais brasileiras, com 49,3 pontos.

Com essa nota, o nível de transparência que a maior cidade do Brasil presta às contratações emergenciais para atendimento da pandemia do coronavírus foi avaliado como regular.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O comparativo lançado hoje, que será atualizado regularmente, tem como objetivo oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle monitorem as respostas do poder público ante a crise.

O ranking também tem como metas estimular o poder público a promover continuamente a transparência de suas ações e reconhecer o bom trabalho realizado por alguns governos estaduais e prefeituras.

Nesta 1ª edição do ranking, Espírito Santo (97,4 pontos), Distrito Federal (88,61), Goiás (84,8) e Paraná (81) destacaram-se como os quatro únicos estados com nível “ótimo” de transparência para contratações emergenciais.

Já entre as capitais, os destaques ficaram com João Pessoa (PB) e Goiânia (GO), com 88,6 e 83,5 pontos, respectivamente. Elas foram as duas únicas cidades pesquisadas que se enquadraram na categoria “ótimo”.

A escala do ranking vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência.

foto internet

Praticamente metade dos estados obteve pontuação classificada como ótima ou boa.

A outra metade teve notas que apontaram transparência regular ou ruim. Nenhum estado se enquadrou na categoria “péssimo”.

Já entre as capitais, cerca de 1/5 delas mostrou transparência avaliada como ótima ou boa. Todo o restante foi classificado como regular, ruim ou péssimo – sendo que apenas Belém teve essa última classificação.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tenda Árabe: Um Sabor da Tradição Oriental no Mercadão Municipal

No coração do Mercadão Municipal, em meio ao burburinho das compras e aromas irresistíveis, a Tenda Árabe convida você a embarcar em uma jornada gastronômica pelos sabores autênticos do Oriente Médio.

AGRISHOW: São muitas novidades a começar pelo acesso e Inteligencia Artificial

A feira ocorrerá no Km 321 da Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto. Programe-se, lei as informações

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras
- PUBLICIDADE -