A Secretaria Municipal da Cultura, preocupada com a transmissão do Coronavírus (Covid-19), está tomando medidas que minimizem o risco de contágio, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, em consonância ao Decreto Municipal n°065/2020.
Para tanto, suspende temporariamente, a princípio até 5 de abril, as aulas dos Centros Culturais (Campos Elíseos, Quintino Facci II, Vila Tecnológica, Palace e CEU das Artes) e Escola de Arte do Bosque “Cândido Portinari”.
Os museus municipais, incluindo do Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP), e teatros de Arena e Municipal também estarão com suas agendas de visitação e de espetáculos suspensas para evitar aglomeração de pessoas e potencial risco de contaminação e propagação do vírus. Os eventos serão realocados em outras datas e esse atendimento pode ser feito por telefone ou por meios virtuais.
As atividades culturais programadas para acontecerem até 5 de abril estão adiadas. A Mostra de cinema Sofia Coppola, que aconteceria nos dias 17 e 19 desta semana será adiada de acordo com determinação do Programa Pontos MIS.
Os projetos de incentivo à leitura, “Viajando com as histórias” e “Livro, livre leve e solto”, que acontecem nos parques municipais, também estão com suas atividades temporariamente suspensas.
A SMC recomenda que os eventos do calendário oficial estejam suspensos a princípio até 5 de abril.
Recomenda-se, também, que os grandes eventos ocorrentes no município observem a possibilidade de mudança de data para que não promovam reunião de grande número pessoas; e que os estabelecimentos particulares de lazer e cultura evitem o funcionamento durante este período.
Estão suspensos os atendimentos presenciais a fim de preservar os servidores e os munícipes usualmente atendidos. Serão priorizados os atendimentos por telefone ou pelos meios virtuais. Contato pelo telefone (16) 3636-1206, e e-mail: diretoriaatividades@cultura.pmrp.com.br.
Estas são as deliberações até o momento. Novas orientações serão divulgadas em nossos canais de comunicação.
Recomendações da OMS
Lave regularmente as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%;
Mantenha distância de 1 metro de pessoas espirrando ou tossindo;
Evite tocar olhos, nariz e boca;
Ao tossir ou espirrar, utilize o antebraço ou um lenço de papel, que deve ser descartado;
Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
Evite aglomerações, principalmente se estiver doente;
Proteja os idosos, grupo mais vulnerável à doença.