Faça sua parte: Saiba como evitar a dengue dentro de casa

Cuidados simples, que requerem pouco tempo e esforço, podem evitar a propagação do mosquito e diminuir a incidência da doença

0
936
foto arquivo

Um potinho esquecido no quintal ou um pneu velho deixado na garagem em dia de chuva podem levar a dengue para dentro de casa, já que qualquer recipiente, mesmo que pequeno, com água limpa, se transforma em berço para larvas do Aedes aegypti.

Embora o desenvolvimento da larva do mosquito seja fácil de acontecer, o combate à proliferação também é. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos, cuidados simples dentro de casa e que requerem pouco tempo e esforço podem evitar a propagação do mosquito e, consequentemente, diminuir a incidência da doença.

foto arquivo


“Nos pratos que ficam embaixo dos vasos de plantas, a orientação é a adição de areia ao recipiente, assim o objeto ficará úmido e hidratará a planta da mesma forma, mas sem acumular água. Caso prefira manter a água, o cuidado deve ser um pouco maior, a solução é trocar o líquido uma vez por semana e esfregar o prato com uma esponja para retirar possíveis ovos do mosquito que ficam depositados nas laterais internas do recipiente” informa. Essa orientação vale para qualquer recipiente que acumule água, como tigelas para animais, por exemplo.

Piscina em casa necessita de cuidado constante com utilização de cloro, manutenção e limpeza das paredes internas, onde os ovos do Aedes também ficam grudados. Se a piscina não estiver em uso, o ideal é que permaneça tampada com capa apropriada.
Nos ralos internos e externos, a orientação é a adição de sal regularmente. As calhas também devem ser observadas; caso contenham água armazenada, o local deve ser seco e limpo regularmente.


Os pneus, por sua anatomia, se transformam facilmente em criadouros de larvas, por isso precisam ficar em ambiente sempre seco. Bandejas de apoio de bebedouros também podem acumular água. Os recipientes devem ser lavados com esponja e sabão regularmente.

Outros objetos que acumulam água, como garrafas, precisam ficar com a boca virada para baixo ou guardados em locais fechados, longe da chuva, assim como a caixa d´água, que deve estar permanentemente tampada.