Cidadania e participação crítica na sociedade
Oferecido para adolescentes de 11 a 17 anos matriculados em escolas públicas da região, o programa tem como objetivo proporcionar o aumento do repertório sociocultural de adolescentes com atividades que estimulem a autonomia, a iniciativa, a comunicação e a sociabilidade visando o pleno desenvolvimento pessoal e social, além de estimular o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno ou a permanência na escola.
São realizadas oficinas que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
As atividades são realizadas em dois períodos, manhã e tarde, para atender jovens de toda a comunidade.
Como participar
O processo de admissão ao Projeto EducaJovem obedece as seguintes etapas:
1- Cadastro: Os jovens acompanhados pelos pais e/ou responsáveis fazem a inscrição durante o ano todo, de acordo com as atividades oferecidas e a disponibilidade de vagas.
2- Critérios:
2.1. Idade compatível com o Programa;
2.2. Estar matriculado em escola pública.
Obs: Levando-se em consideração o número de vagas oferecidas, os adolescentes cadastrados são convidados a efetuarem a matrícula.
3- Matrículas:
3.1. As matrículas serão feitas somente na Fundação Educandário “Cel Quito Junqueira” – Av. Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500, Jardim Independência, de segunda a sexta-feira das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.
3.2. Levar cópia dos documentos de identidade do responsável e do aluno, cópia de um comprovante de residência e declaração escolar.
3.3. É indispensável a presença do responsável para realização da matrícula.
Obs: Os alunos que não tiverem RG poderão levar a cópia da certidão de nascimento.
Oficinas
Na TRILHA: Oficina que busca, de maneira interativa, formar o adolescente de maneira integral, tratando de temas como: identidade, desenvolvimento pessoal e profissional, cidadania, drogas, sexualidade, habilidades para o mercado de trabalho e projeto de vida.
Mídias Sociais: Busca oferecer aos adolescentes uma ampliação ao acesso à cultura e à informação de maneira crítica e autônoma através do acesso às mídias sociais (facebook, twitter, blogs, etc.).
Danças Urbanas e Criativas: Trabalhará de maneira lúdica a expressão corporal, através de exercícios com base nas danças urbanas e criativas.
Leitura e Escrita: Busca oferecer ao adolescente o desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita através da compreensão de textos e da expressão escrita e oral, afim de estimular o raciocínio e a reflexão crítica e, assim, prepará-lo para o vestibular e para o mercado de trabalho.
Jogos Criativos: Busca oferecer ao adolescente o desenvolvimento de habilidades como criatividade, raciocínio lógico, liderança, espontaneidade e trabalho em equipe, através do uso de jogos de tabuleiro, atividades lúdicas e de raciocínio e jogos teatrais.
Inglês: Reforçar o aprendizado de um dos idiomas mais falado no mundo. Uma maneira de estreitar fronteiras culturais.
Artes e Grafite: Estimula a criatividade com a elaboração de desenhos, técnicas e história do grafite. Conscientização do reaproveitamento de móveis e objetos.
Iniciação Musical: Oficinas teóricas e práticas de Violão, Percussão Popular e Clássica, Flauta e Coral, com aulas de Teoria e Invenção Musical.
Culinária Trivial: Adquirir experiência com a prática de culinária que traz o reaproveitamento de alimentos e preparo de refeições consumidas no dia a dia.
Teatro: Interpretação, expressão corporal, jogos teatrais, improvisações e leitura. Integração coletiva que estimula a aproximação com a arte.
Educação Ambiental: Plantio de mudas, horta coletiva, jardins verticais. Conscientizar e praticar a separação do lixo, o reaproveitamento da água e de materiais.
Serigrafia/Silk-Screen: Desenvolvimento da técnica de impressão de desenhos, elaborados pelos adolescentes, em tecidos, metal, papel.
Clube de Leitura: Atividade mensal que reúne grupos de leitores para compartilhar e discutir as leituras que despertaram reflexão.
Iniciação Esportiva: Disciplina e condicionamento físico com as aulas de natação, vôlei e basquete.
Moda: Oficina prática com customização e reaproveitamento de roupas.
Dança Contemporânea: Modalidade que mistura diversos ritmos que permite uma coreografia livre, reforçando o adolescente trabalhar a expressão corporal.
Ballet: Dança clássica que desenvolve várias habilidades, entre elas a flexibilidade e a coordenação motora.
E mais:
Escola de pais: Bate-papo sobre educação de adolescentes, economia doméstica, dicas de alimentação e empreendedorismo.
Passeios a circuitos culturais
Visitas a exposições, teatros, feiras culturais, cinemas, parques e pontos históricos.
Fonte site educandario