O Grupo SEB, principal conglomerado de educação básica do Brasil, acaba de transformar a Escola SEB, unidade Portugal, em Ribeirão Preto, em educação bilíngue. Os alunos de Ensino Infantil terão 50% das aulas da grade curricular ministradas em inglês e no Ensino Fundamental I a proporção será de 40%.
A transformação é em parceria com a Cambridge Assessment English, da Universidade de Cambridge, reconhecida como um dos melhores ensinos do mundo. Com ele o aluno receberá um certificado internacional de proficiência em inglês.
Com uma nova proposta de aprendizado e um currículo diferenciado a assimilação da nova língua será realizada durante todos os dias da semana letiva, de forma natural. O bilinguismo também será aplicado em diferentes contextos como em ciências, arte, tecnologia, cultura, entre outros.
As atividades são desenvolvidas a partir de uma metodologia específica utilizada pelo Grupo SEB que envolve projetos baseados em quatro pilares de aprendizagem – Tecnologia, Empreendedorismo, Inteligência Emocional e Cidadania Global.
As unidades do Grupo SEB em Curitiba e Maceió também estão migrando seu sistema
de ensino para o método bilíngue.
Bilinguismo
A proficiência em uma língua estrangeira vem sendo cada dia mais requisitada, não apenas por melhores oportunidades na carreira a ser trilhada por alunos de educação básica, mas também pelos benefícios no desenvolvimento de cada criança.
De acordo com a Associação Brasileira de Estudos Bilíngues (ABEBI) houve um aumento de 10%, desde 2014, no mercado de escolas bilíngues no Brasil. Esta linha de aprendizado pode garantir superioridade intelectual e flexibilidade cognitiva no desenvolvimento dos alunos. A facilidade em operações matemáticas mentais, construções verbais e poder analítico também são melhorados com o estudo bilíngue.