Sertãozinho: Julho Amarelo: Dia D acontece neste sábado, na Vila Áurea, com testes rápidos de hepatites virais

As hepatites B e C são doenças silenciosas, pois não apresentam sintomas e são de longa evolução

0
891

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre as Hepatites Virais, num movimento conhecido como Julho Amarelo. Em vista disso, a Secretaria de Saúde do Município realizará neste sábado, 27 de julho, na Vila Áurea, o Dia D da campanha, com testagens rápidas para detectar hepatites B e C.

A ação, que é uma parceria com a Associação Amigos Solidários de Sertãozinho, acontecerá das 9h às 14h, na quadra anexa à EMEIF “Prefeita Maria Neli Mussa Toniello”, localizada à rua Eugênia Mariano Rossin, 443 – Vila Áurea.

As hepatites B e C são doenças silenciosas, pois não apresentam sintomas e são de longa evolução. Por isso, muitas pessoas não sabem que possuem os vírus. O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B. O conhecimento da existência da doença, principalmente nessa população, é o grande desafio, pois essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que estão infectadas.

Por isso, recomenda-se a realização do teste para hepatites B e C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.