InícioRegiãoSão CarlosEnquanto Ribeirão dorme S. Carlos recebe primeiro voo internacional

Enquanto Ribeirão dorme S. Carlos recebe primeiro voo internacional

- continua após a publicidade -

O Aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos, recebeu nesta quinta-feira (21), a aeronave da LATAM, Airbus A319, prefixo HC-CPZ, vinda do Equador, que realizou todo o desembaraço aduaneiro no próprio aeroporto. O fato, inédito na região, marca a internacionalização e o alfandegamento da pista do aeroporto de São Carlos e torna o Centro de Manutenção da LATAM (MRO) mais competitivo mundialmente.

Administrado pelo DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), braço aeroportuário do Governo de São Paulo, o aeroporto de São Carlos é o primeiro da rede a receber operações internacionais. O Departamento administra ao todo 20 aeroportos paulistas, e realiza estudos para definir o melhor modelo de desestatização dessas unidades.

No caso de São São Carlos, após solicitação do DAESP, a Agência Nacional de Aviação Civil expediu a portaria 3.988, no dia 01 de dezembro de 2017, e publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de dezembro, autorizando o aeródromo a operar “serviços aéreos privados destinados à entrada ou saída de aeronaves procedentes do exterior ou a ele destinados, para serem submetidas à prestação de serviços de manutenção e reparo”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ao longo da etapa de internacionalização de São Carlos, o processo passou pela análise e aprovação de quatro órgãos federais, os quais instalarão operações específicas no aeroporto para alfandegamento das aeronaves: Ministério da Agricultura, por intermédio do?Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, a Receita Federal do Brasil e a Polícia Federal.

A internacionalização eliminou a necessidade de nacionalização para voos “ferry” destinados ou originados em São Carlos, o que implicava na obrigatoriedade de mais um pouso em outro aeroporto internacional. Atualmente, a prestação de serviços de manutenção e reparos de aeronaves é a principal motivação para a operação de aeronaves de grande porte no aeroporto, uma vez que a LATAM mantém seu principal Centro de Manutenção de Aeronaves instalado em área contígua ao aeródromo.

As operações internacionais aumentarão a competitividade do centro de manutenção brasileiro frente ao de outros países, já que os custos operacionais serão cerca de 9% mais baratos, levando-se em conta diárias, gastos com combustíveis, pousos e decolagens. Com custos menores, a expectativa da LATAM é ampliar a prestação de serviços de manutenção pela conquista de novos contratos também junto a outras companhias aéreas estrangeiras.

O crescimento dessas atividades contribuirá para fortalecer ainda mais a posição da região de São Carlos e Araraquara como polo relevante da indústria aeronáutica brasileira. A região já é reconhecida pela formação de engenheiros e profissionais especializados, com cursos reconhecidos em universidades públicas (USP e UFSCar) e escolas técnicas, e conta com uma unidade industrial da Embraer instalada em Gavião Peixoto.

Perfil São Carlos
O Aeroporto Estadual de São Carlos opera com aviação geral (executiva), além de atender empresas com foco na manutenção de aeronaves. Em 2017, foram registrados 1.700 embarques e desembarques e 2.057 pousos e decolagens, e em 2018, 866 embarques e desembarques e 1.636 pousos e decolagens.

O aeródromo integra a rede do DAESP, que administra 20 aeroportos no Estado. Deste total, 15 atendem a aviação geral (executiva, táxi-aéreo e aerodesportivo) e seis operam com aviação regular (comercial).

 

 

 

Fonte: saocarlosagora.com.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🌹 Ribeirão Preto Perde Érica Amêndola, Jornalista e Comunicadora Social 🌹

🕊️ Aos 64 Anos, uma Vida Dedicada à Comunicação Chega ao Fim 🕊️

v🎤 João Rock Anuncia Batalha de MCs na Programação 🎤v

O festival João Rock, que acontece em Ribeirão Preto no dia 8 de junho, confirmou a realização de uma batalha de MCs em parceria com a Batalha da Aldeia (BDA), a principal batalha de rap do Brasil.

Agrishow 🚜Tarcisio Anuncia Investimentos Bilionários no Agronegócio Durante visita 🚜

O primeiro dia da Agrishow, o maior evento da América Latina em tecnologia de agricultura, foi repleto de novidades para o agronegócio. O Governo do Estado de São Paulo anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão para 2024

🏘️ Venda de Imóveis Usados em São Paulo Dispara em Fevereiro 📈

Houve um crescimento geral de 18,11% nas vendas de casas e apartamentos em fevereiro em comparação com janeiro. Este aumento foi observado em todas as regiões do estado
- PUBLICIDADE -