InícioRegiãoBrodowskiMuseu Casa de Portinari apresenta seus materiais de acessibilidade durante a Virada...

Museu Casa de Portinari apresenta seus materiais de acessibilidade durante a Virada Inclusiva

- continua após a publicidade -

O Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – tem um vasto material de acessibilidade desenvolvido com a parceria e com a validação de grupos que representam pessoas com diferentes deficiências, como a Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região e a Associação de Surdos de Ribeirão Preto. Durante a Virada Inclusiva, nos dia 01 e 02 dezembro, das 09h00 às 16h00, será apresentado para todos os visitantes público um pouco desse trabalho.

Na programação, que contempla uma agenda estadual e envolve instituições de diferentes partes de São Paulo, estarão disponíveis maquetes táteis, audioguia, relevo de obra, miniaturas de móveis e objetos e catálogo em Braile, que auxiliam na mediação do conteúdo exposto para o público deficiente.

 Histórico

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Museu Casa de Portinari iniciou seu trabalho de acessibilidade para públicos especiais no início dos anos 80, época em que a instituição passou a receber visitas de pacientes do hospital psiquiátrico de Brodowski, de alunos das “classes especiais” de escolas municipais, estaduais e das Apaes (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) da região, do colégio de educação especial Egidyo Pedreschi e de pacientes da Clínica de Psiquiatria e Dependentes Químicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, além de grupos de terceira idade e outras instituições afins.

A partir de 2006 o Museu Casa de Portinari intensificou suas ações de acessibilidade. No total, os materiais de acessibilidade do museu destinado ao público com deficiência física, sensorial ou mental estão os seguintes: visitas monitoradas, acessos adaptados, vagas identificadas para deficientes físicos na Praça Candido Portinari, em frente ao museu (não há estacionamento próprio), cadeiras de rodas, andador e bengala, textos informativos em tinta e em braile, audioguia e DVD em Libras, com a apresentação do Museu para o deficiente auditivo, maquete tátil com a arquitetura do museu, réplicas táteis de obras bi e tridimensionais, réplicas táteis de móveis e ambientes, jogos, quebra-cabeças e detalhes de obras e textos em Braile.

Entre as ações online, as comunicações feitas pela Newsletter e Facebook tem descrição das imagens para cegos e no site  da instituição (www.museucasadeportinari.org.br) há o Hugo, um intérprete de Libras criado pela HandTalk.

Serviço:

Virada Inclusiva: Apresentação de Materiais de Acessibilidade do Museu Casa de Portinari

Datas: 01 e 02/12/2018

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Horário: das 09h00 às 18h00

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -