InícioRegiãoJardinopolisRotary Club de Jardinópolis convida para palestra educativa sobre hanseníase

Rotary Club de Jardinópolis convida para palestra educativa sobre hanseníase

- continua após a publicidade -

“Hanseníase – o que você precisa saber” é o tema da palestra promovida pelo Rotary Club de Jardinópolis. O evento será dia 27 de novembro, 3ª feira, às 20h, com entrada gratuita.

Segundo a presidente do clube, Vera Lucia Castilhano Bontadini, “esta é uma doença que ainda existe, sendo que Jardinópolis tem inúmeros casos e a população tem pouca informação, por isso, é nosso papel disponibilizar esforços para difundir esclarecimentos”.

O dermatologista e hansenólogo Fred Bernardes Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), foi o convidado para proferir a palestra. Ele é doutorando pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e tem vários artigos publicados em revistas científicas, no Brasil e no exterior, sobre o tema. Seu trabalho de treinamento e capacitação de profissionais de saúde e busca de casos de hanseníase no município de Jardinópolis já foi apresentado em congressos médicos e também é tema de artigos em publicações especializadas de saúde. O trabalho em Jardinópolis, realizado em conjunto com o professor Marco Andrey Cipriani Frade, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e vice-presidente da SBH, recebeu reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na última semana, o dermatologista participou do 15° Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado em Palmas (TO), e falou para educadores e cerca de 50 estudantes da rede estadual de ensino do Estado do Tocantins sobre a hanseníase. A palestra marcou o encerramento da campanha “Todos Contra a Hanseníase” realizada pela Sociedade Brasileira de Hansenologia e Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins.

“O médico Fred Bernardes Filho tem sido grande colaborador da campanha Todos Contra a Hanseníase pelas várias palestras que profere divulgando informações sobre a doença, pelo trabalho de estudo e pesquisa que mantem e pelo empenho em diagnosticar a doença e encaminhar os pacientes para o devido tratamento em Jardinópolis”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Claudio Salgado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A palestra em Jardinópolis será na sede do Rotary Club, Rua Coronel José Teodoro 698. As pessoas interessadas devem confirmar presença pelo telefone 16 3663.2600.

Hanseníase
É uma doença que afeta os nervos e, por isso, o doente pode perder ou ter diminuição da sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e calor e ter dificuldade em segurar objetos, por exemplo. Podem surgir manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. Mas o tratamento em todo o Brasil é gratuito e a hanseníase tem cura. Quando inicia o tratamento, o paciente não transmite mais a doença. Hanseníase é transmitida por um bacilo de pessoa doente sem tratamento para pessoa saudável.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tenda Árabe: Um Sabor da Tradição Oriental no Mercadão Municipal

No coração do Mercadão Municipal, em meio ao burburinho das compras e aromas irresistíveis, a Tenda Árabe convida você a embarcar em uma jornada gastronômica pelos sabores autênticos do Oriente Médio.

AGRISHOW: São muitas novidades a começar pelo acesso e Inteligencia Artificial

A feira ocorrerá no Km 321 da Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto. Programe-se, lei as informações

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras
- PUBLICIDADE -