Em sua 12ª edição, o Ribeirao Rodeo Music se consolida como um dos maiores eventos esportivos do Brasil ao confirmar para este ano a disputa de 3 modalidades de Rodeio em Cavalos, Sela Americana, Bareback e o Cutiano. As montarias das modalidades Sela Americana e Bareback são praticadas com cavalos de origem americana. As duas modalidades vem como novidade para selar a programação esportiva do #RRM2016. A modalidade Cutiano já havia estreado na edição do ano passado. Além do rodeio em cavalos, o Ribeirão Rodeo Music ainda terá como atrações o rodeio em touros, que faz parte do calendário oficial da Liga Nacional de Rodeios, três tambores e o Team Penning.
Animais da equipe ProHorse serão as atrações das provas de sela americana e bareback, a competição acontecerá na arena entre os dias 21 e 23 de abril. As duas novas modalidades receberão 6 montarias por noite e entre os nomes confirmados está um dos maiores campeões brasileiros da modalidade, Leandro Baldissera.
“Estamos muito felizes pela estreia da ProHorse Rodeo Force no Ribeirão Rodeo Music, um evento já consagrado em uma das mais importantes cidades do nosso estado. Agradecemos aos organizadores por valorizarem a Sela Americana e o Bareback, incluindo-as na programação, para uma maior divulgação destas modalidades do rodeio mundial que no Brasil são destaques onde são apresentadas. Com toda certeza, a nossa expectativa é apresentar um verdadeiro show de montarias na arena” – Henrique Prata, diretor da ProHorse.
Como o nome sugere, a sela americana teve origem nos Estados Unidos e é o estilo mais tradicional do mundo. O competidor monta em uma sela especial e com acessórios específicos, assim como em outras modalidades, o atleta precisa permanecer sobre o cavalo por 8 segundos. O Bareback por sua vez é uma modalidade recente, mas não menos popular entre os amantes do rodeio, o nome da modalidade é graças ao equipamento utilizando durante a montaria.
Já o cutiano terá 8 montarias por noite com disputas nos dias 20 e 21, sendo a final no dia 23. “O crescimento da programação esportiva mostra que o RRM hoje é uma referência forte no rodeio nacional, integrando os principais circuitos e campeonatos além de ser mais um atrativo para o público. O resgate da tradição do rodeio cutiano, o primeiro praticado no país, é um dos nossos objetivos. Queremos valorizar esse estilo de montaria que faz parte da nossa cultura”, conta Matheus Calil, um dos organizadores do Ribeirão Rodeo Music.
As montarias em touros serão válidas pelo campeonato da Liga Nacional de Rodeio, a classificação final em Ribeirão Preto conta para a disputa da final da LNR em Barretos. As provas de Três Tambores (etapa oficial ANTT) também acontecem de 20 a 23 de abril.