Menos de um mês após o aniversário de Ribeirão Preto, a cidade também comemorou outra data especial: os 80 anos da Praça Luís de Camões, localizada entre as ruas Tibiriça, Rui Barbosa, Bernadino de Campos e Visconde de Inhaúma, na região central. Na manhã deste sábado, dia 1º de julho, o local recebeu uma apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em ato que festeja as oito décadas do espaço.
Clássicos da música popular brasileira como “Fascinação” e “Carinhoso” foram tocados pelo conjunto musical que contou com a colaboração da plateia formada por vizinhos e frequentadores da praça fundada em 1937.
Autoridades também participaram desta manhã comemorativa como o prefeito Duarte Nogueira, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Samanta Pineda, presidente da Fundação Dom Pedro, Mariana Jábali, o coordenador de Limpeza Urbana, Alexandre Betarello, o presidente da Defesa Civil, Renato Catita, e o vereador Marcos Papa.
“É emocionante ter a oportunidade de comemorar este aniversário de conservação da praça. O compromisso dos moradores com este espaço traduz o envolvimento de cada um de nós com os nossos bens públicos”, disse Mariana Jábali que morou por mais de 30 anos em um prédio vizinho à praça. “O meu marido quando foi prefeito [Luiz Roberto Jábali], em 1999, em parceria com a Ericson, reformou e restaurou este local e entregou à comunidade”, relembrou.
O presidente AssociaçãoAmigos da Praça Luís de Camões (Apraluca), Ricardo Ferraz de Souza, contou que os vizinhos da praça são os maiores colaboradores na conservação do local. “É maravilhoso contar com árvores com quase 80 anos. É uma praça que tem um significado muito grande para Ribeirão. É uma das praças mais arborizadas da cidade”, ressaltou o presidente da entidade criada em 2012.
O prefeito Duarte Nogueira disse que o envolvimento da comunidade em prol da organização de um espaço público é algo mais que significante. “Parabenizo a todos que, de uma forma ou de outra, contribuem para a preservação desta praça repleta de histórias para toda a cidade”, afirmou, antes de destacar que a atual Administração Municipal continuará a trabalhar intensamente para conseguir mais desenvolvimento para Ribeirão Preto.
Ao final da apresentação musical, o prefeito, a primeira-dama e o presidente da Apraluca plantaram duas árvores (Ipê Branco e Calicarpo) em comemoração ao aniversário do espaço de lazer.