Um protótipo de intestino gigante aberto à visitação no RibeirãoShopping, guiada por médicos e acadêmicos de medicina explicando as principais patologias intestinais e seus sinais, sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas contra a o câncer de intestino, será a atração no lançamento da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, que acontece nesta sexta-feira, 30 de junho.
Promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, com o apoio das secretarias municipais da Saúde e da Educação, a abertura da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, contará com a visita de alunos da rede municipal de ensino.
A intenção é orientar e conscientizar a população sobre o câncer de intestino. “Às vezes, um simples desconforto intestinal no dia a dia, por exemplo, pode ser um sinal de alerta do corpo avisando que não está tudo bem. E a educação e prevenção são os melhores caminhos para evitar problemas com doenças mais graves”, explica o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.
A médica oncologista da Santa Casa de Ribeirão Preto e uma das organizadoras do evento, Thais Carvalho, ressalta a importância de campanhas preventivas do câncer de intestino. Ela explica que, países desenvolvidos que adotam essa estratégia, valorizam mudanças na alimentação, controle de peso, atividades físicas e a realização da colonoscopia preventiva, atingiram números consideráveis na diminuição da mortalidade por causa da doença. “O papel da medicina não se restringe ao tratamento, mas também a prevenção”.
Com base nessa preocupação, Santa Casa e Secretaria Municipal da Saúde planejaram uma campanha que envolverá uma parte educacional e outra assistencial.
Etapa Educacional – Dirigida à população em geral, as visitas serão guiadas por médicos e acadêmicos de medicina. Serão discutidas as principais patologias intestinais, com os respectivos sinais e sintomas, exames necessários para o diagnóstico e medidas de saúde preventivas à doença. A equipe também entrevistará os visitantes para levantamento epidemiológico, de fatores de risco para doenças do intestino.
Etapa Assistencial – Em conjunto com o gestor municipal de saúde, serão recrutados pacientes de risco, ou com suspeita de neoplasia do intestino grosso. Esses pacientes serão atendidos em um trabalho de mutirão, que será iniciado dia 8 de julho, no período da manhã. Esses pacientes serão avaliados por médicos, exame físico e posteriormente exames complementares, como hemograma e pesquisa de sangue oculto, glicemia, creatinina, coagulograma, avaliação anestésica e colonoscopia.
Aqueles pacientes que apresentarem anemia, mas não foram encontrados neste rastreamento causa intestinal, serão encaminhados para Hematologia da Santa Casa, que continuará a investigação até concluir o diagnóstico. Os demais pacientes serão encaminhados para proctologia e oncologia do hospital para tratamento adequado.
O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, alerta para os riscos do câncer de intestino. Segundo dados do INCA, ele é a segunda neoplasia em mulheres e a terceira em homens em nosso país. “Muitos dos fatores predisponentes a esta doença já estão bem estabelecidos na literatura, mesmo assim, ela ocupa o segundo lugar em mortalidade. Sem dúvida, o rastreamento pode mudar este cenário”, disse.
Serviço:
Campanha “De Olho no Câncer de Intestino”
Local: Ribeirão Shopping (Setor Terra Vermelha)
Lançamento: 30 de junho
Horário: 16h
Visitação ao protótipo: dias 1º e 2 de julho