InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana realiza programações na 15ª Semana de Museus

Casa da Memória Italiana realiza programações na 15ª Semana de Museus

- continua após a publicidade -

As atividades de maio da Casa da Memória Italiana fazem parte da agenda da 15º Semana Nacional dos Museus, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema desta edição é “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”. Durante as visitas mediadas, serão resgatadas as lembranças dos antigos funcionários da residência, onde hoje é a sede da instituição, juntamente com uma exposição de objetos do trabalho doméstico.

Por meio do universo cotidiano da casa do século XX, serão popostas discussões sobre gênero, artefatos, comportamento e posições sociais e de trabalho. As visitas ocorrem durante todo o mês, às quintas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 10h, com excessão do dia 20/5.

A partir do próximo sábado (13/5), acontecerão duas edições de Encontros Acadêmicos, desenvolvidos em mesas redondas. O primeiro será às 14h30. Na ocasião, serão debatidos estudos acadêmicos sobre a presença, a representação e as vozes das mulheres ao longo dos tempos. Na mesma data acontece a apresentação do Coro Memorie D’Itália, às 18h – que volta à programação no dia 16/5 (terça-feira), às 19h30.

O segundo evento acontece dia 20/5 (sábado), às 9h30, e a História em Quadrinho será o ponto de encontro das mulheres. No mesmo dia também será desenvolvida  uma oficina de fanzine, às 14h30, e acontecerá a apresentação do Coro Memorie D’Itália, às 18h. Nos dois Encontros estarão presentes profissionais, docentes e discentes de curso de história, ciências da informação e quadrinistas, como: Giulia Crippa, Rafael Cardoso de Mello, Michele Silva Borges, Karoline da Silva Rodrigues, Mariane Souza, Carol Ito e Vinicius Falcão. No dia 16 (terça-feira), haverá exibição do “Cine História”, seguido por uma roda de conversa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Casa da Memória Italiana está localizada à Rua Tibiriçá, nº 776, em frente a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. Para a visitação não é necessário agendamento, exceto para grupos com mais de dez pessoas. Para as atividades é preciso se inscrever pelo email casadamemoriaitaliana@gmail.com. O telefone para informações é (16) 3625-0692.

Serviço:

Programação 15º Semana de Museus 2017 na Casa da Memória Italiana

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, nº 776, Ribeirão Preto/SP)

Atividades:

  • Encontro Acadêmico: dia 13/5, às 14h30
  • Cine História: dia 16/5, às 19h30
  • Encontro de HQ: dia 20/05, às 9h30
  • Oficina de Fanzine: dia 20/5, às 14h30
  • Apresentação do Coro Memorie D’Itália: dia 20/5, às 18h
  • Visitas Mediadas: quinta-feira às 15h e aos sábados às 10h

*não precisa de agendamento para as visitas, basta comparecer próximo ao horário. Grupos com mais de 10 pessoas precisam de agendamento prévio.

**Não haverá visita no sábado, dia 20/5.

Inscrições para os Encontro e Oficinas: casadamemoriaitaliana@gmail.com

Entrada: gratuita

Informações: (16) 3625-0692 ou casadamemoriaitaliana@gmail.com

Programação completa em facebook.com/casadamemoriaitaliana

 

 

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -