InícioSaúdeRede Municipal já está vacinando meninos contra o HPV

Rede Municipal já está vacinando meninos contra o HPV

- continua após a publicidade -

Para vacinar os meninos na faixa etária de 12 e 13 anos contra o HPV, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto realizou a capacitação dos profissionais de saúde e o abastecimento das 38 salas de vacinas do município.

A meta é vacinar pelo menos 80% da população-alvo, estimada em 10 mil meninos. HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano, capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos, sendo que cerca de 40 podem infectar o trato ano-genital.

Para alcançar a meta da vacinação, além da divulgação na mídia e no portal da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, também vem sendo providenciada a vacinação por meio de comunicados, cartazes e panfletos distribuídos nas escolas do município, direcionados aos pais e alunos, sobre a importância da imunização.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com nove até 13 anos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). Portanto, o Brasil assegura a sétima posição e a vanguarda na América Latina. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Meningite – Nas salas de vacinas das Unidades de Saúde do município estão também disponíveis a vacina Meningocócica C conjugada para adolescentes de 12 a 13 anos. É apenas uma dose e trata-se de uma vacina de extrema importância, que previne contra o tipo de meningite de maior incidência na região. A população-alvo é de cerca de 20 mil meninos e meninas nessa faixa etária.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Bem-vindo a Ribeirão Preto: A Cidade que Sediará a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico 🌇

Ribeirão Preto, uma cidade no interior de São Paulo, é conhecida por seu acolhimento caloroso e infraestrutura excepcional. Em 2022, a cidade recebeu a categoria A no Mapa do Turismo do Brasil, destacando-se como um polo tecnológico, educacional e de saneamento básico.

2o Festafro – Festival de Cultura e Gastronomia Afro é destaque no bairro Tanquinho

Evento voltado para a cultura afro-brasileira acontece nos próximos sábados, 4 e 11 de maio, no Centro Cultural Orùnmilá

Atletas da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto conquistam 3º lugar na “Dança de Salão” nos Jogos da Melhor Idade

Competição em Bebedouro reúne atletas acima de 60 anos em uma celebração esportiva e cultural

Sábado é dia de “Cultura em Todo Lugar” no bairro Ipiranga

Evento com atividades gratuitas acontece entre 9h e 12h na Praça Teresinha de Souza Moresca

🏥 Dia Mundial do Câncer de Ovário: Oncologista Alerta sobre Prevenção da Doença 🚨

No Dia Mundial do Câncer de Ovário, celebrado em 8 de maio, o oncologista Diocésio Andrade alerta para a importância da prevenção do câncer de ovário, que é o terceiro tumor ginecológico mais comum no Brasil.
- PUBLICIDADE -