InícioCidadesFilhote de Cervo do Pantanal é a mais nova atração no Bosque/Zoo...

Filhote de Cervo do Pantanal é a mais nova atração no Bosque/Zoo Fábio Barreto

- continua após a publicidade -

O filhote que nasceu no dia 15 de julho, no Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto, é um exemplar de cervo do Pantanal Blastocerus dichotomus, espécie ameaçada de extinção. Depois do período de cuidados e adaptação, o animal já pode ser visto nas baias do recinto.

O Zoológico do Bosque Municipal Fabio Barreto é um dos poucos do Estado de São Paulo que tiveram condições de receber e manter alguns dos espécimes resgatados pelo professor doutor Maurício Duarte Barbante, da Unesp de Jaboticabal, coordenador do programa de conservação da espécie.

Segundo Alexandre Gouveia, chefe do Zoo/Bosque, o filhote devido ao fato de ser tão raro, e do risco de rejeição pela mãe, ainda não pode ser manipulado, e por isso, não se sabe qual seu sexo. O bebê passa seus primeiros dias nas baias do recinto, onde é visitado pela mãe, que vai amamentá-lo algumas vezes por dia.

Sobre a espécie: A espécie chega a medir até dois metros de comprimento e apresenta uma cor marrom-avermelhada, ponta do focinho e patas pretas e grande galhada ramificada. É também conhecida pelos nomes de açuçuapara, cervo, veado-galheiro, suaçuapara, suaçuetê, suaçupucu e suçuapara.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os cascos são longos e unidos do lado interno por uma membrana que facilita ao animal caminhar em áreas alagadas. Na época do crescimento da galhada, o macho escolhe plantas que suprem as necessidades de seu organismo para o desenvolvimento da mesma.
O cervo alimenta-se de brotos de plantas, especialmente leguminosas. O período de gestação é de nove meses, nascendo apenas um filhote por ano. Não há uma estação de nascimento nítida. No Pantanal, eles ocorrem de maio a outubro, antes da estação chuvosa.
Os cervos ainda sofrem ameaças graves: as várzeas vêm sendo degradadas por canais de drenagem e por assoreamento, além de intenso uso pecuário.

Vale lembrar que o Zoo/Bosque Municipal Dr. Fábio Barreto estará aberto nesta quarta-feira, dia 12, feriado, das 9h às 17h.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -