Home » Cidades » Educação » Prefeitura anuncia inclusão do espanhol na grade curricular da rede municipal

Prefeitura anuncia inclusão do espanhol na grade curricular da rede municipal

Projeto será iniciado em agosto deste ano, em três EMEIs, com crianças a partir de cinco anos

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, anunciou na noite desta quinta-feira, dia 28 de junho, no evento “Hola Espanha”, no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, a inclusão da disciplina de língua espanhola na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. Inicialmente, o projeto educativo “Espanha / Ribeirão Preto” será implantado em agosto deste ano, em três escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) de tempo integral, com crianças a partir de cinco anos.

A medida visa proporcionar o crescimento intelectual e cultural das crianças. A secretária municipal da Educação, Luciana Andrade Rodrigues, disse que com o anúncio deste projeto Ribeirão passa a ser a única prefeitura do Brasil a implantar o espanhol para crianças a partir dos cinco anos de idade na rede municipal. “Decidimos começar com essa faixa etária por ser ideal para a aquisição de um novo idioma. A nossa expectativa é que o projeto cresça junto com as crianças”, afirmou.

A secretária adiantou que, a partir do momento que a prefeitura consiga ter mais professores que dominem esta língua, o projeto poderá ser ampliado para novas instituições da rede municipal. “Estamos em diálogo com líderes da Espanha para a promoção de um curso de formação de 30 horas para os professores, tudo isso sem custo algum para o governo”, completa.

Atualmente, cinco professoras da rede municipal estão capacitadas para iniciar o projeto em agosto. As docentes passaram por um curso de formação na capital paulista, durante três dias, no Instituto Cervantes de São Paulo, considerado um dos principais centros bilíngues do país.

“Considero muito válido o aprendizado de uma nova língua. Além do aspecto da preparação do nosso jovem para o futuro, adquirimos outras oportunidades no ponto de vista intelectual. Com este novo conhecimento passamos a ter a capacidade de preparo para outras habilidades, no uso de outros idiomas. Esta é uma importante formação educacional inserida dentro da rede municipal de ensino como um curso de extensão da própria grade curricular”, destacou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Além do chefe do executivo, o evento contou com a presença do cônsul geral da Espanha em São Paulo, Angel Vázquez Díaz de Tuesta, do vice-cônsul honorário da Espanha, Jacobo De Cal Y Alonso, do diretor geral do Instituto Cervantes de São Paulo, Juan Carlos Vidal García, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços, Edmilson Domingues.

 

Comente

Deixe uma resposta