InícioSaúdePsiquiatra aponta os cuidados básicos para evitar a depressão durante a quarentena

Psiquiatra aponta os cuidados básicos para evitar a depressão durante a quarentena

O especialista que também é professor do curso de Medicina da UNIFRAN, dá dicas para manter o ritmo e a saúde durante o isolamento social

- continua após a publicidade -

As ações emergenciais indicadas pela Organização Mundial da Saúde (O.M.S.) e pelo Ministério da Saúde em decorrência da progressão da pandemia pelo “novo coronavírus” ou COVID-19, levaram as pessoas a adotar o distanciamento social e a reclusão da população em seus domicílios. A pandemia pelo COVID-19 já é uma das maiores epidemias da história da humanidade e tem trazido perdas econômicas, sociais, trabalhistas e dos processos de ensino-aprendizagem. Mas o surto de coronavírus ainda influência diretamente a saúde física e mental das pessoas.

A atual epidemia do Coronavírus (COVID-19) acentua sintomas de ansiedade, tristeza, medo e depressão na população. Daí a importância do cuidado com a saúde mental das pessoas. A Universidade de Franca (Unifran), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, com a ajuda do professor de Medicina Dr. Marcelo Salomão Aros, apresenta dicas de como ajudar a controlar esses sofrimentos mentais durante a período de distanciamento social.

foto internet

O professor Dr. Marcelo Salomão Aros, que também é psiquiatra, relata que “o ser humano é um ser social e o isolamento forçado, pode produzir uma diminuição da estimulação elétrica do cérebro. A diminuição da estimulação elétrica do parênquima cerebral pode predispor as pessoas às doenças mentais. Assim durante a quarentena devemos estar atentos ao surgimento de sinais de sofrimento mental como: insônia, pesadelos, irritação, agressividade, choro frequente, angústia, dores físicas, aumento ou perda do apetite, diminuição da libido e esquecimentos”.

Outro aspecto que demanda atenção em decorrência da quarentena é a mudança abrupta e forçada nas antigas rotinas. Grande parte da população  alterou suas atividades de trabalho, suas atividades sociais preferidas, passou a restringir contato com familiares e até um simples abraço ou aperto de mãos, passaram a ser evitados e vistos como perigosos. Esse contexto desencadeou em nossa mente sensações de perda, de insegurança e processos de lutos, que demandam elaboração psíquica. 

arquivo

Além de seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades regionais de saúde como: “FICAR EM CASA”, lavar as mãos, procurar os hospitais e pronto-socorros em caso de extrema necessidade é importante preservar alguns hábitos na nossa rotina durante a quarentena, para a manutenção de conexões afetivas e cognitivas do cérebro como:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

– A alimentação deve seguir horários regulares (exemplo: café, almoço, lanche da tarde e jantar), jamais pule refeições;

– Não realize dietas emagrecedoras ou restringir categorias alimentares (ex. carboidratos) no período da pandemia;

– Procure se alimentar com produtos saudáveis;

– Confeccione refeições diferentes da sua rotina, isto melhora a criatividade;

– Não esqueça de tomar água regularmente (de 6 à 8 copos de água/dia);

– Destine um horário do seu dia para realizar algum tipo de atividade física de duas a quatro vezes por semana;

– Evite a luminosidade da TV, celulares, notebooks, próximo do horário de dormir;

– Assista filmes, programas de TV que lhe agradem;

– Faça leituras de jornais, livros, notícias na internet e evite as fake news;

– Programe uma lista de pós-quarentena: atividades, viagens, encontros que gostaria ter com os amigos e familiares;

– Fale dos sentimentos positivos para aqueles que você ama, isso fará bem a todos;

Se uma pessoa começar a ter sintomas mais intensos e contínuos de ansiedade, depressão ou outras patologias sugiro que a mesma busque a opinião de um psiquiatra ou de um psicológo para que a sua saúde mental não se agrave.

foto arquivo

### 

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 50 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o Latin America University Rankings 2019, da revista inglesa Times Higher Education (THE), integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br 

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile