InícioRegiãoSão CarlosUSP Filarmônica realiza concerto gratuito em São Carlos

USP Filarmônica realiza concerto gratuito em São Carlos

Apresentação acontece na próxima quarta-feira, 24 de novembro, às 20 horas, na Paróquia São Sebastião

- continua após a publicidade -

Apresentação acontece na próxima quarta-feira, 24 de novembro, às 20 horas, na Paróquia São Sebastião

Com o intuito de viabilizar o acesso à arte e às atividades de extensão universitária atreladas ao ensino e à pesquisa, a USP Filarmônica realiza concerto aberto e gratuito pela série Concertos USP, na próxima quarta-feira, 24 de novembro, às 20 horas, na Paróquia São Sebastião em São Carlos.

A programação contempla novas versões para orquestra de cordas de música popular brasileira dos séculos XIX e XX, além de obras consagradas, como o Concerto em Ré maior para viola caipira de Vivaldi e a famosa Ária de Johann Sebastian Bach. Conta ainda, com apresentação de obra contemporânea, premiada na XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, de autoria do estudante e bolsista da USP Filarmônica, Lucas Pigari.

O concerto terá como solista o professor Gustavo Silveira Costa (viola caipira), contando ainda com a participação especial de Camila Santana (rabeca), ex-aluna de música da USP Ribeirão Preto, sob regência do professor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Entre as obras inéditas do programa constam ainda antigas modinhas mineiras do século XIX e a Valsa de Esquina nº 8 de Francisco Mignone, todas em novas versões para orquestra de cordas pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi, bem como canções populares brasileiras arranjadas por Villa-Lobos e orquestradas por Olivier Toni.

A entrada no concerto é livre e gratuita, não sendo necessário retirar  ingressos antecipadamente. “Como sempre, nossos concertos são abertos a todos os interessados com entrada franca. Nosso intuito é viabilizar um amplo acesso à arte e à música de todos os tempos, com especial dedicação aos repertórios brasileiros desde o períoco colonial”, ressalta Rubens Russomanno Ricciardi, maestro da USP Filarmônica.

A série de concertos mensais foi retomada em outubro de 2021 e faz parte das comemorações dos 10 anos da USP Filarmônica – orquestra de estudantes de graduação bolsistas, sediada no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP), cujas atividades remontam ao início de 2011.

A USP Filarmônica realiza o concerto em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão USP São Carlos e a Paróquia São Sebastião de São Carlos. O evento faz parte do calendário comemorativo dos 50 anos do ICMC, que conta com patrocínio exclusivo do Santander.

Os interessados também poderão doar alimentos não perecíveis à Paróquia São Sebastião, que serão encaminhados a famílias carentes da cidade.

Serviço

Paróquia São Sebastião (São Carlos)

24 de novembro de 2021, quarta-feira, às 20h

RuaAv. Dr. Carlos Botelho, 2371 – Centro, São Carlos – Entrada livre e gratuita

(quem tiver interesse, pode doar alimento não perecível)

Programa sem intervalo

Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750)

Aria da Suíte em Ré maior para orquestra de cordas com baixo continuo

Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741)

Concerto em Ré maior para viola caipira e orquestra de cordas com baixo continuo

I – [Allegro]

II – Largo

III – Allegro

Lucas Pigari (*Mariápolis, 1991)

Prelúdio Noturno para orquestra de cordas – obra premiada na XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro pela FUNARTE

Anônimo mineiro (primeira metade do século XIX)

Duas modinhas pradenses – introdução, harmonização e orquestração proliferada para orquestra de cordas por Rubens Russomanno Ricciardi (*Ribeirão Preto, 1964), de acordo com as pesquisas anteriores de Adhemar Campos Filho e George Olivier Toni, na Lira Ceciliana de Prados – primeira apresentação com público

Francisco Mignone (São Paulo, 1897 – Rio de Janeiro, 1986)

Valsa de esquina nº 8 – introdução, harmonização e orquestração proliferada para orquestra de cordas por Rubens Russomanno Ricciardi – primeira apresentação com público

Anônimos brasileiros, canções populares com arranjos de Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887-1959) e transcrições para orquestra de cordas por George Olivier Toni (São Paulo, 1926-2017)

I) Rosa Amarela

II) O bastão

III) Estrela é lua nova

publicidade
publicidade

💸 Kim Kataguiri destina meio milhão para serviços de saúde em Ribeirão Preto 💸

Os recursos foram destinados ao Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, pelo deputado @kimkataguiri

A Menina e o Pássaro Encantado: Uma Jornada Circense Através do Amor, Saudade e Liberdade em Ribeirão Preto

Emoção, acrobacias e a beleza do conto de Rubem Alves em um espetáculo imperdível para todas as idades!

⚽ Rosario Central x Atlético-MG: Saiba Onde Assistir ao Jogo da Libertadores 🔥

Rosario Central e Atlético-MG se enfrentam nesta terça-feira (7), às 19h (horário de Brasília), no estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, na Argentina, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores.

VOEPASS realiza campanha para ajudar população do Rio Grande do Sul

Empresa levará doações para vítimas das chuvas que atingiram a região. Voo sai nesta terça de Ribeirão Preto

Sertãozinho: Confira o que é noticia na camara de vereadores

Aviso sobre a vacina da dengue, exposição “Conexão”, e dicas sobre os ultimos dias para regilarizar os titulos de eleitores.
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile