InícioLazer e Cultura8 de março com Chiquinha Gonzaga na AEAARP

8 de março com Chiquinha Gonzaga na AEAARP

- continua após a publicidade -

Pioneira na música, a compositora, pianista e maestrina Chiquinha Gonzaga será a personalidade homenageada no evento AEAARP Cultural de março, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). Ela foi a primeira mulher brasileira a compor choro, a primeira a tocar esse ritmo no piano, a primeira autora de uma marcha carnavalesca com letra (Ó Abre Alas, de 1899) e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, além da vasta produção artística em 78 anos de vida.

O evento, realizado para marcar o Dia Internacional da Mulher, vai começar com Alcyone Menegas cantando a marchinha Ó Abre Alas e contando um pouco da história da compositora. A soprano Cristina Modé Angelotti cantará composições de Chiquinha acompanhada pelo Coral da UNAERP. A artista plástica Maísa Pettes, do Ateliê Arter, vai expor algumas de suas obras. Emiliana Fagundes falará sobre o papel da mulher na sociedade.

AEAARP Cultural

Projeto foi lançado em 2017 e apresenta eventos literários e musicais, sempre com artistas de Ribeirão Preto, em encontros informais e abertos à comunidade, com ingressos solidários (doação de alimentos não perecíveis para as entidades assistenciais cadastradas na AEAARP).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Abrimos mais um espaço cultural na cidade com eventos acessíveis. A resposta do público é extremamente positiva, além de ser a oportunidade para os artistas exibirem suas produções”, diz a arquiteta e coordenadora do projeto AEAARP Cultural, Ercília Pamplona.

AGENDA
AEAARP Cultural – Chiquinha Gonzaga
Data:
8 de março (quinta)
Horário: 19h
Local: AEAARP – entrada pela Rua Almirante Gago Coutinho 333, Jardim São Luiz
Entrada: um quilo de alimento não perecível

CONVIDADAS

Alciony Menegaz, cantora desde criança, pintora, escritora, apresentadora, acadêmica honorária da Academia de Letras e Artes de Barretos (ALAB) e membro da Academia Virtual de Artes (AVARMERP), música da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Atualmente, apresenta o programa na Rádio Portuguesa do Var, “Sucessos do Brasil de ontem e de sempre”, em Portugal.

Emiliana Fagundes, mineira de São Sebastião do Paraíso. Aluna especial de Mestrado USP/RP. Professora, escritora, palestrante, logoterapeuta educacional e psicopedagoga clínica e institucional. Acadêmica honorária da Academia Paraisense de Cultura (APC) de São Sebastião do Paraíso (MG). Atualmente, mora em Ribeirão Preto (SP) e atende em Clínica Psicopedagógica e Logoterapeutica e atua como mensageira do Apoio Espiritual do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Maysa Pettes, graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Ribeirão Preto, passou anos de sua vida desenvolvendo atividades profissionais de diferentes espécies e em diversas áreas. Sempre buscou ampliar seu universo poético e plástico em trinta anos de produção, agregando cursos e vivências na Europa e América do Norte. Sua produção artística, sempre em desenvolvimento no decorrer dos anos, foi poucas vezes mostrada até 2008, quando, de fato, assumiu que viveria de arte. Maysa e a filha, a fotógrafa Ana Isméria, mantêm o Ateliê Arter, no bairro Boulevard em Ribeirão Preto, uma simpática casa dos anos 1950, que conserva as características arquitetônicas e o ar de época bem marcantes.

Cristina Modé Angelotti, formada em Educação Artística com habilitação em Música, graduação em Piano e Fonoaudiologia. Além de regente, é também a preparadora vocal do coro.  Desenvolve atividades de regente, cantora lírica, professora de canto e fonoaudióloga, atuando na universidade e em clínica particular. Apresenta-se regularmente em óperas studio e saraus na cidade e outras localidades. Já participou de vários encontros corais, não só de adultos, mas infantis e juvenis, inclusive na Venezuela, Espanha e Itália.

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile