InícioEsportesCom 16 de Ribeirão, Seleção de Caratê busca o tri no Sul-Americano

Com 16 de Ribeirão, Seleção de Caratê busca o tri no Sul-Americano

- continua após a publicidade -

A Equipe de Caratê de Ribeirão Preto (SME – Secretaria Municipal de Esportes / Total Health / Clínica Collucci / Instituto Ricardo Aguiar) terá 16 representantes na Seleção Brasileira que tentará o tricampeonato Sul-Americano em Cartagena, na Colômbia.

Além do técnico Ricardo Aguiar, o Brasil terá 15 atletas do time da cidade. A competição começa nesta quinta-feira, dia 23, e vai até sábado, dia 25.

A delegação nacional realizou três treinos no local das lutas. Um na segunda à noite e os outros dois na terça e quarta. Nos tatames, serão 115 brasileiros na briga por medalhas, isso porque o Sul-Americano engloba as categorias sub-14, sub-17, sub-21 e adulto. Campeão em 2014 e 2015, Aguiar acredita que o fato de o país ter vencido o Pan, no Rio de Janeiro, em maio, faz com o que todos os atletas cheguem motivados para a competição.

“A expectativa é uma das melhores possíveis. O adulto vem de um título importantíssimo, com um nível muito alto nas lutas e isso gera uma motivação a mais. No intervalo entre o Pan e agora não perderam ritmo, pois fizeram outras lutas. Além disso, os garotos da base vão se espelhar nessa conquista para buscar posições melhores no Sul-Americano”, disse.

O técnico destaca que, além da busca pelo título, uma das principais questões a serem trabalhadas com os atletas é o psicológico, principalmente dos mais novos, na base.

“No ano passado, chegamos a uma grande quantidade de finais na base, porém, perdemos bastante. Para essa edição, esperamos ter uma melhora muito significativa nos números de ouro e vamos ajustar a parte psicológica dos atletas lá na Colômbia, para ficarem com a cabeça mais tranquila”, afirma.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Estreia – Dentre os atletas do time ribeirão-pretano, Aguiar destaca o garoto Vitor Nonino (sub-14 até 45 kg). Pela primeira vez ele defenderá a Seleção Brasileira. Com 13 anos, Nonino participou da seletiva em março para buscar experiência, desbancou os favoritos e conseguiu a classificação.

“O planejamento dele era para 2017 e ele sabia disso. Mas o Vitor é esforçado e dedicado. Foi o último a parar de treinar na temporada passada e o primeiro a começar neste ano. Teve Natal e Ano Novo bem mais curtos, mas o esforço valeu a pena. É um exemplo para os outros atletas”, afirma o técnico.

Além de Nonino, representam Ribeirão Preto na base Thamires Sousa (sub-21 acima de 68 kg), Giovanna Machado (sub-21 acima de 68 kg), Jéssica Luebke (júnior até 53 kg), Gabriela Elias (sub-21 kata equipe), Júlia Kruger (sub-21 kata equipe), Stéphani Trevisan (sub-21 até 61 kg) e Arthur Menezes (sub-21 até 75 kg) e Rafael Nascimento (sub-21 até 60 kg).
No adulto, os atletas são: Rafael Nascimento (até 60 kg), Beatriz Mafra (até 50kg), Bianca Mafra (até 68kg), Maike Steffen (até 61 kg), Gilmarcos Bastos Júnior (até 84 kg), Breno Mateus (até 67 kg) e Vinícius Figueira (até 67 kg).

publicidade
publicidade

Bem-vindo a Ribeirão Preto: A Cidade que Sediará a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico 🌇

Ribeirão Preto, uma cidade no interior de São Paulo, é conhecida por seu acolhimento caloroso e infraestrutura excepcional. Em 2022, a cidade recebeu a categoria A no Mapa do Turismo do Brasil, destacando-se como um polo tecnológico, educacional e de saneamento básico.

2o Festafro – Festival de Cultura e Gastronomia Afro é destaque no bairro Tanquinho

Evento voltado para a cultura afro-brasileira acontece nos próximos sábados, 4 e 11 de maio, no Centro Cultural Orùnmilá

Atletas da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto conquistam 3º lugar na “Dança de Salão” nos Jogos da Melhor Idade

Competição em Bebedouro reúne atletas acima de 60 anos em uma celebração esportiva e cultural

Sábado é dia de “Cultura em Todo Lugar” no bairro Ipiranga

Evento com atividades gratuitas acontece entre 9h e 12h na Praça Teresinha de Souza Moresca

🏥 Dia Mundial do Câncer de Ovário: Oncologista Alerta sobre Prevenção da Doença 🚨

No Dia Mundial do Câncer de Ovário, celebrado em 8 de maio, o oncologista Diocésio Andrade alerta para a importância da prevenção do câncer de ovário, que é o terceiro tumor ginecológico mais comum no Brasil.
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile