InícioEducaçãoTradição mantida por descendentes de ex-escravos será tema de formação para professores...

Tradição mantida por descendentes de ex-escravos será tema de formação para professores municipais

- continua após a publicidade -

Festa de São Benedito, realizada há mais de 100 anos em Cruz das Posses, servirá de base para os cursos.

A família do senhor Antonio Carlos de Faria, formada por descendentes do casal Onório Neri do Sacramento e Mamedes do Sacramento, escravos libertos que se instalaram em Cruz das Posses (distrito de Sertãozinho), em 1889, num sítio conhecido como “Colônia Preta”, mantém viva há mais de 100 anos a tradicional Festa de São Benedito.
Bisnetos dos ex-escravos, Antonio Carlos e seus irmãos mobilizam filhos, sobrinhos, netos, bisnetos e amigos para trabalhar nos preparativos e organizar o festejo que reúne centenas de devotos e sempre acontece no (ou próximo ao) dia 13 de maio, data da Abolição da Escravatura.

No último domingo, dia 15, muitos desses fiéis saíram em procissão da Igreja Matriz de Cruz das Posses, às sete da manhã, para conduzir o andor com São Benedito por quase 9 km de estrada de terra, em direção à “Colônia Preta”. No caminho, demonstrações de fé e agradecimento por dádivas alcançadas, muitas delas relacionadas à cura de enfermidades, como a de um casal de sitiantes que ofereceu o café da manhã aos participantes da procissão.

Após quase quatro horas de caminhada, bem próximo ao local onde seria celebrada missa em louvor ao santo negro, a emoção toma conta dos devotos. Trazida pela família da “Colônia Preta”, a imagem de Nossa Senhora das Graças surge no meio do canavial e vem ao encontro de São Benedito, como a mãe que recebe o filho na entrada de casa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ao som das badaladas de um sino de bronze, cuja origem enche de orgulho aquela comunidade – foi doado pelo fazendeiro Francisco Schimidt quando da construção da

Capela de São Benedito, em 1911 – a procissão adentra à colônia e, em frente ao pequeno santuário, assiste à missa conduzida pelo pároco local.

Após a celebração, já por volta de uma da tarde, um novo café, devidamente abençoado pelo padre, é servido aos fiéis. Os quitutes foram carinhosamente preparados pela família do senhor Faria no dia anterior, dentre eles bolos, biscoitos e uma bolachinha chamada “bororoca”, receita passada de geração em geração, desde a bisavó Mamedes.

Os alimentos são feitos com doações arrecadadas na própria comunidade, como deve ser numa festa de santo, e assados em fornos de tijolo e barro, que também remetem aos tempos do casal fundador da colônia. Tanto os preparativos quanto a Festa de São Benedito foram registrados pelas equipes das secretarias municipais da Educação e da Cultura de Ribeirão Preto, com a colaboração de voluntários.

O registro histórico de celebração como patrimônio imaterial de nossa região será utilizado para a composição do arquivo de informações sobre Diversidade Étnico-Racial e Cultural, bem como para a elaboração de cursos de formação para professores da rede municipal de ensino.

 

Ludson Aiello

publicidade
publicidade

🎉 Feijoada do Bamba Imperdível! Garanta Seus Últimos Ingressos para o Mega Evento com Péricles, Turma do Pagode e Tiee 🎉

A quarta edição da Feijoada do Bamba será realizada neste domingo, dia 26 de maio, a partir das 13 horas, no Alcans Hall, antigo Quinta Linda.

Dia do Desafio celebra 30 anos de incentivo à prática de atividade física

Coordenado no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, o evento acontece no dia 29 de maio com programação gratuita em mais de 2000 cidades

Sertãozinho: Confira a programação parlamentar e social nesta semana na camara de vereadores

Semana tem detalhamento de contas publicas, exposição “Novos Caminhos” e continua recebendo doações para o Rio Grande do Sul

🌱 Fenasucro & Agrocana: Inscrições Abertas para a Edição Histórica de 30 Anos! 🎉

Tradicionalmente reconhecida como referência no lançamento de tecnologias e inovações para o setor bioenergético, a Fenasucro & Agrocana, conhecida como a Feira Mundial da Bioenergia, abre o credenciamento para a edição comemorativa de 30 anos.

🎓 Universidade Promove Atendimentos Gratuitos em Ribeirão Preto 📍

A Universidade de Ribeirão Preto está promovendo mais uma edição do evento "Unaerp Solidária", que ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio na Praça Carlos Gomes, no centro da cidade.
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile