InícioDiversosNo Dia Mundial do Refugiado (20/06), a Secretaria de Desenvolvimento Social de...

No Dia Mundial do Refugiado (20/06), a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo destaca que 23% continuaram no acolhimento em 2017 até conquistarem autonomia

- continua após a publicidade -

Em 2016, 43% dos refugiados que estiveram na Casa de Passagem Terra Nova conseguiram emprego. Dos 85 acolhidos no espaço, 37 foram inseridos no mercado de trabalho, de modo formal ou informal, em profissões, como cabeleireiro, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, mecânico e professor de inglês. Destes, 21 são homens e 16, mulheres, com idade entre 24 e 50 anos.

Além disso, 20 refugiados, representando 23% do total, continuaram no acolhimento em 2017 até arranjar emprego e/ou conquistar autonomia. Muitas famílias também são encaminhadas para a CROPH (Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana), parceira da Casa, que tem programas específicos para mães com filhos.

A Casa de Passagem Terra Nova funciona 24 horas e oferece apoio social, psicológico e jurídico, além de atividades de convivência, pedagógicas e culturais; orientação profissional e jurídica; oficinas de idioma; auxílio para inclusão produtiva; e encaminhamentos para toda rede de políticas públicas necessárias ao empoderamento e fortalecimento dos usuários e a garantia de seus direitos.

Este é o primeiro equipamento de acolhimento social do Estado de São Paulo para solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas. Atende prioritariamente famílias com filhos de até 18 anos e mulheres grávidas. Desde a inauguração, em outubro de 2014, o espaço acolheu mais de 350 pessoas do Congo, Angola, Serra Leoa, Camarões, Gana, Guiné, Nigéria e Síria.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, o objetivo do Governo é proporcionar o acolhimento seguro e digno para aqueles que, por escolha ou destino, encontram em São Paulo as possibilidades de um recomeço. “São conquistas que vão desde o acesso a direitos básicos de saúde e documentação até o conhecimento da língua portuguesa e a inserção no mercado de trabalho”, disse.

Os refugiados ficam, em média, seis meses no local, que tem 50 vagas. A Casa de Passagem possui 10 quartos com banheiros internos, área de convivência, brinquedoteca, refeitório, lavanderia, copa e salas de atendimento individualizado. Os encaminhamentos para atendimento são realizados pela Cáritas, Missão Paz, Posto Humanizado de Guarulhos e pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania.

publicidade
publicidade

📈 Iguatemi S.A. Registra Novo Recorde em Vendas no Primeiro Trimestre de 2024! 💰

Crescimento Sustentado e Redução de Custos O crescimento de 10,3% em vendas totais foi acompanhado por melhorias em indicadores vitais. A empresa reduziu seu custo de ocupação para 12,5%

Vila Tibério recebe edição “Especial Dia das Mães” da Feira de Artesanato

Evento reunirá cerca de 80 artesãos neste domingo, dia 5 de maio, a partir das 9 horas, na Praça José Mortari

📢 Imperdível! Dire Straits Legacy em Ribeirão Preto com Camarote Exclusivo 🎸

🕺 Camarote Open Bar e Open Food para o Show Incrível dos Dire Straits! 🌟

Enchentes no Rio Grande do Sul: devastação histórica deixa rastro de morte e prejuízo

Iniciadas no dia 28 de abril, chuvas torrenciais castigam o estado, causando inundações, deslizamentos e tragédias. Apesar da previsão de recuo gradual a partir do dia 4 de maio, o impacto das enchentes já é devastador.

O caso do desaparecimento de Madeleine McCann ganhou um novo rumo depois de uma mensagem em uma secretária eletrônica

O caso do desaparecimento de Madeleine McCann ganhou um novo rumo depois que um detetive recebeu uma mensagem em uma secretária eletrônica de um antigo amigo de Christian Brückner, o principal suspeito no caso.
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile