InícioCidadesVem ai o aniversario de Ribeirão Preto, que tal conhecer um pouco...

Vem ai o aniversario de Ribeirão Preto, que tal conhecer um pouco da historia?

- continua após a publicidade -

Origem do Nome: Nome do “ribeirão” (córrego), que atravessa a cidade, chamado de Preto.
Fundadores:
Os doadores de terras para a formação do Patrimônio de São Sebastião são considerados os fundadores da cidade de Ribeirão Preto e o dia 19 de junho de 1856 a data oficial de fundação (lei Municipal nº 386 de 24 de dezembro de 1954).
Fundadores:: Mariano Pedroso de Almeida e Maria Lourenço do Nascimento; José Borges da Costa e Maria Felizarda; Inácio Bruno da Costa e Maria Izidora de Jesus; Severiano João da Silva e Gertrudes Maria Teodora;
João Alves da Silva e Ana Delfina Bezzera; José Alves da Silva e Pulcina Maria de Jesus.

Doador Extensão
Mariano Pedroso de Almeida e Maria Lourenço do Nascimento 2 Alqueires
José Borges da Costa e Maria Felizarda 9 Alqueires
Inácio Bruno da Costa e Maria Izidora de Jesus 9 Alqueires
Severiano João da Silva e Gertrudes Maria Teodora 12 Alqueires
João Alves da Silva e Ana Delfina Bezzera 30 Alqueires

Santo Padroeiro: São Sebastião

Datas históricas mais importantes
19/junho/1856 – fundação (Aniversário da cidade)
02/abril/1870 – (lei provincial n. 51) criação da Freguesia
12/abril/1871- (lei provincial n. 67) elevação a Vila
04/julho/1874 – instalação do Município (posse dos primeiros vereadores)
25/agosto/1892 – (lei nº 80) criação da Comarca

Ribeirão Preto ja foi conhecida pelo Brasil e exterior como:
Califórnia do Café – Novo Oeste – Capital do Café – Capital do Oeste – Capital da Cultura – Califórnia Brasileira

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Povoamento

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, década de 1920

Ribeirão Preto no início de sua formação era composto por um conglomerado de fazendas, cortado pela estrada que demandava o Triângulo Mineiro e o Planalto Goiano (Caminho de Goiás), a maioria destas fazendas originara-se do apossamento pacífico de terras que o tempo legitimara e que as heranças consolidaram.

A fazenda Barra do Retiro marcava o centro da área que viria a se tornar o município de Ribeirão Preto, as outras fazendas eram: Palmeiras; Ribeirão Preto ou Pontinha; Retiro; Serrinha; Serra Azul; Tamanduá; Capoeirinha; Figueira; Cravinhos; Cabeceira do Ribeirão Preto; Lageado; Laureano ou Braço Direito do Ribeirão Preto e Sertãozinho.

A maior parte destas terras era ocupada pela família Reis de Araújo, que habitavam esta região desde 1811. Além dos Reis de Araujo, outras famílias, oriundas do sul de Minas Gerais e de Mogi Guaçu, começaram também a povoar a região no início do século XIX, como Borges da Costa, Alves da Silva, Bezzerra Cavalcanti, Nazareth de Azevedo e Soares de Castilho.

Quando fomos Entre Rios
Através da Lei Provincial nº 34, de 7 de abril de 1879, a Vila de Ribeirão Preto passou a ser denominada Entre Rios; após vários protestos dos moradores locais, em 30 de junho de 1881 foi restabelecida a antiga denominação de Ribeirão Preto.

Criação do Município
Através da lei provincial nº 51, de 2 de abril de 1870, foi criada a Freguesia (Distrito de Paz) de São Sebastião do Ribeirão Preto, fixando-se os limites correspondendo aos atuais municípios de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Cravinhos, Serrana, Pontal, Dumont, Guatapará e Distrito de Bonfim . Ainda em 1870, no dia 16 de julho foi criada a Paróquia compreendendo os mesmos limites da Freguesia.

Em 12 de abril de 1871, através da lei provincial nº 67, a Freguesia foi elevada a categoria de Vila (município), quando então o território de Ribeirão Preto foi desmembrado do município de São Simão. Apesar da criado em 1871 o município só foi instalado em 1874, com a posse dos primeiros vereadores.
Em 1º de abril de 1889, através da lei nº 88, Ribeirão Preto recebeu o predicado de cidade.

Chegada da Mogiana

Antiga estação ferroviária de Ribeirão Preto, onde atualmente funciona a UBDS Central. Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto

No dia 1º de julho deste mesmo ano realizou-se na Câmara Municipal de Campinas a primeira reunião oficial para organização da Companhia Mogiana, contando com a presença dos principais fazendeiros da região, políticos e capitalistas. A Cia. Mogiana foi organizada pelo capital cafeeiro brasileiro e seus principais acionistas eram os próprios fazendeiros.

Em 25 de abril de 1880 uma lei provincial concede a Cia. Mogiana o privilégio para a construção de uma estrada ligando Casa Branca a Ribeirão Preto, passando por São Simão. Em 23 de novembro de 1883 foi inaugurada a Estação Ribeirão Preto. A primeira Estação foi construída provisoriamente nas proximidades do local hoje ocupado pelo início da Avenida Caramuru.

No final de 1884, foi inaugurada a estação definitiva, localizada próxima às margens do Ribeirão Preto, na atual Av. Jerônimo Gonçalves, de frente para a Rua General Osório; contava com a Seção de Despachos de Encomendas, Área livre para Passageiros, Telégrafo, Sala de Espera e Restaurante.

Visita Imperial
Em 1886, ficava pronto mais um trecho do ramal até Poços de Caldas, da Cia. Mogiana. A inauguração contou com a presença de várias autoridades (Ministro da Agricultura, Presidente da Província: Antônio de Queiroz Telles, etc) e do Imperador D. Pedro II e sua esposa Tereza Cristina, que pernoitaram do dia 24 para o dia 25 de outubro em Ribeirão.
Obs. No Museu Histórico Plínio Travassos dos Santos está em exposição o conjunto de móveis da sala de espera da Cia. Mogiana, adquiridos especialmente para recepcionar o Imperador e sua esposa em 1886.

Imigrantes

Antiga Fazenda Guatapará, com foco nos imigrantes italianos

A prosperidade de Ribeirão Preto como novo centro cafeeiro atraiu diversas correntes migratórias, antes e depois da abolição da escravatura (1888). Segundo o censo de 1873, o município de Ribeirão Preto contava com uma população de 5.552 habitantes, sendo 852 escravos.

A partir do final da década de 1880 os imigrantes europeus contavam com subsídio do governo provincial para a compra de passagens até o Brasil.
A maioria dos imigrantes que chegaram ao município de Ribeirão Preto era de origem italiana, em sua maioria das regiões de Veneto, da Lombardia, da Campania e da Calábria.

 

A população estimada pelo IBGE em 2015 é de 666.323, estando no centro de uma região com aproximadamente 3 milões de habitantes.

 

publicidade
publicidade

Shows, concurso, moto tour e acrobacias estão entre as atrações deste sábado no Barretos Motorcycles

Barão Vermelho, Paulo Miklos, Ventania e Last Lover estão entre os shows do palco principal

🚦 Abertura Oficial do Maio Amarelo em Ribeirão Preto com Exposição de Veículos Batidos 🚘

A RP Mobi, por meio do seu programa de educação para o trânsito, Siga Consciente, realizará a abertura oficial do Maio Amarelo 2024 em Ribeirão Preto nesta segunda-feira, dia 6 de maio, com uma exposição de veículos batidos

🎉 RP Folia: Ingressos para 2024 à Venda! 🔥

Fãs de axé, preparem-se! O RP Folia, uma das maiores micaretas de Ribeirão Preto, está de volta e com tudo! A partir de segunda-feira, dia 06, às 12h, você pode garantir seu ingresso para a edição de 2024.

Ribeirão Rodeo Music doa 16 toneladas de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade

Doações foram feitas pelo público durante os dias do evento, no Parque Permanente de Exposições

Agrishow 2024: 💥 Feira Movimenta R$ 13,6 Bilhões em Negócios! 💰

A maior feira de tecnologia agrícola do país, Agrishow, fechou a edição de 2024 com um recorde de R$ 13,6 bilhões em negócios prospectados, um aumento de 2,4% em relação ao ano passado
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile