InícioCidadesRestauro da herma do Barão do Rio Branco é concluído

Restauro da herma do Barão do Rio Branco é concluído

- continua após a publicidade -

As obras para restauração da herma do Barão do Rio Branco, instalada em frente à prefeitura de Ribeirão Preto, foram concluídas e o monumento apresentado na manhã desta sexta-feira, 13 de abril. Participaram da solenidade o prefeito Duarte Nogueira, o restaurador responsável pelo trabalho,  mestre prateiro Carlos Alberto Roseiro, a secretária de Cultura, Isabella Pessoti, o secretário de Turismo, Edmilson Domingues e o empresário Maurílio Biagi.

O chefe do Executivo enfatizou a importância em preservar as memórias históricas que a cidade possui. “Em 105 anos, a herma nunca havia sido restaurada, ficou sob as intempéries, talvez por falta da percepção das pessoas”, disse.

Instalada em 1913, a herma é uma homenagem à José Maria da Silva Paranhos, mais conhecido como Barão do Rio Branco, por sua importância histórica para o Brasil. Jornalista, político e diplomata brasileiro, foi ministro das Relações Exteriores do Brasil de 1902-1912 e modelou as fronteiras modernas do país.

Antes do restauro, a herma de bronze polido encontrava-se sem a pátina. Devido à ação do tempo e atos de vandalismo – foi pichada em 2013 – seu estado de conservação estava prejudicado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A obra de restauração retirou a oxidação da peça e refez 80% da guirlanda apresentada na base do monumento. Finalizado o trabalho de restauro, a herma do Barão do Rio Branco voltou a ser um bronze polido, exatamente como era em 1913.

Barão do Rio Branco*

Segundo historiadores, José Maria da Silva Paranhos entrou para a história brasileira por ter resolvido importantes questões de fronteiras com a Argentina, França e Bolívia, tendo incorporado 900 mil quilômetros ao território nacional sem necessidade de conflitos armados.

De acordo com os estudiosos, o título de “barão do Rio Branco” foi concedido ao diplomata pela Princesa Isabel, em 20 de maio de 1888. Ele o usaria por toda a vida, mesmo durante a República.

Quando faleceu, em 10 de fevereiro de 1912, em pleno Carnaval, a festa no Rio de Janeiro foi adiada por conta das homenagens e da comoção popular. Em 1912, a capital do Acre, então chamada Vila Pennápolis, passou ser a denominada “Rio Branco”. Seu rosto estampou a antiga nota de 1000 cruzeiros durante anos. Por antonomásia, as pessoas passaram a designar dinheiro por barão.

publicidade
publicidade

A Menina e o Pássaro Encantado: Uma Jornada Circense Através do Amor, Saudade e Liberdade em Ribeirão Preto

Emoção, acrobacias e a beleza do conto de Rubem Alves em um espetáculo imperdível para todas as idades!

⚽ Rosario Central x Atlético-MG: Saiba Onde Assistir ao Jogo da Libertadores 🔥

Rosario Central e Atlético-MG se enfrentam nesta terça-feira (7), às 19h (horário de Brasília), no estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, na Argentina, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores.

VOEPASS realiza campanha para ajudar população do Rio Grande do Sul

Empresa levará doações para vítimas das chuvas que atingiram a região. Voo sai nesta terça de Ribeirão Preto

Sertãozinho: Confira o que é noticia na camara de vereadores

Aviso sobre a vacina da dengue, exposição “Conexão”, e dicas sobre os ultimos dias para regilarizar os titulos de eleitores.

🍫 Cory Alimentos Lança Campanha “Papo de Mãe” com Frases Típicas em Embalagens de Chocolate 🍫

A ideia é trazer frases que as mães brasileiras costumam dizer, tornando o produto mais divertido e atraente para o público. Quem nunca ouviu uma dessas recomendações clássicas?
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile