InícioCidadesJardim Japonês e Mirante municipal

Jardim Japonês e Mirante municipal

- continua após a publicidade -

Faz parte do complexo do bosque municipal e tem sua entrada pela entrada do bosque municipal.

Construído em 1969 pela Prefeitura Municipal, sob a supervisão do paisagista japonês Mitsutery Naganune, o Jardim Japonês é um dos atrativos do Bosque Municipal Fábio Barreto.

Ladeado por densa vegetação, possui requintes do paisagismo nipônico e é composto de lagos com lindas carpas que dão um show com suas cores e tamanhos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa, doadas pela colônia radicada na cidade.

Em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, em 2008, o jardim passou por uma revitalização e foi reinaugurado em junho do mesmo ano, no aniversário de Ribeirão Preto.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O jardim recebeu um bonsai de 25 anos doado pelo artista plástico Shozo Mishima. Além disso, foi feito o plantio de mudas importadas do Japão, como cerejeiras e pinheiro preto.

Mirante

Dentro do espaço do Jardim Japonês O MIRANTE, com cerca de 45 metros de altura e capacidade para 180 pessoas,em área de 200 metros quadrados. construído por funcionários do Bosque Municipal “Fábio Barreto”, o Mirante foi denominado “Coronel Alfredo Condeixa Filho”

Uma bela visão da região central da cidade.

Rua Liberdade S/N – Fone 3636.2545 – quarta-feira a Domingo das 09h00 as 17h00 entrada franca

Você sabe quem foi Fabio Barreto?

Durante todo o período que atuou como Prefeito Municipal (de 16/06/1936 a 03/05/1944), Fábio Barreto empenhou-se em dotar a Chácara Olympia de condições e estrutura necessárias para tornar aquele local uma área destinada a preservação da flora e fauna nacional.

Em 1937 implantou o Bosque Municipal e iniciou uma verdadeira cruzada junto às Instituições e Chefes de Estado no sentido de conseguir doações de plantas e animais para o Bosque Municipal. Em 1942 inaugurou o Parque Botânico, o Jardim Zoológico, o Orquidário, Museu Zoológico e Museu Mineralógico.

Em maio de 1944, devido a problemas de saúde, Fábio Barreto solicitou afastamento do cargo de Prefeito, no entanto, atendendo aos pedidos do Interventor do Estado (Governador), Sr. Fernando Costa, e do Prefeito de Ribeirão Preto, Sr. Alcides de Araújo Sampaio, continuou administrando e gerenciando o Bosque Municipal. A partir de doações conseguidas junto à empresas, fazendeiros e cidadãos, no dia 1º de outubro de 1944 foram inaugurados o Aquário e as obras de reforma do Orquidário, e em 1945 o Parque Infantil Machado de Assis, construído com bambus extraídos da mata do próprio Bosque Municipal.

Ao longo da sua vida, Fábio Barreto dedicou-se em implantar, na área do Morro do Cipó, melhorias e obras destinadas a preservação da natureza.

Sempre consciente do amplo valor e alcance educativo destas obras podemos citá-lo como um dos pioneiros da Educação Ambiental no país.

Em 22 de novembro de 1948, através da Lei n. 61, o Bosque Municipal passou a denominar-se Bosque Fábio Barreto.

No mês de dezembro do mesmo ano Fábio Barreto veio a falecer.

publicidade
publicidade

📈 Iguatemi S.A. Registra Novo Recorde em Vendas no Primeiro Trimestre de 2024! 💰

Crescimento Sustentado e Redução de Custos O crescimento de 10,3% em vendas totais foi acompanhado por melhorias em indicadores vitais. A empresa reduziu seu custo de ocupação para 12,5%

Vila Tibério recebe edição “Especial Dia das Mães” da Feira de Artesanato

Evento reunirá cerca de 80 artesãos neste domingo, dia 5 de maio, a partir das 9 horas, na Praça José Mortari

📢 Imperdível! Dire Straits Legacy em Ribeirão Preto com Camarote Exclusivo 🎸

🕺 Camarote Open Bar e Open Food para o Show Incrível dos Dire Straits! 🌟

Enchentes no Rio Grande do Sul: devastação histórica deixa rastro de morte e prejuízo

Iniciadas no dia 28 de abril, chuvas torrenciais castigam o estado, causando inundações, deslizamentos e tragédias. Apesar da previsão de recuo gradual a partir do dia 4 de maio, o impacto das enchentes já é devastador.

O caso do desaparecimento de Madeleine McCann ganhou um novo rumo depois de uma mensagem em uma secretária eletrônica

O caso do desaparecimento de Madeleine McCann ganhou um novo rumo depois que um detetive recebeu uma mensagem em uma secretária eletrônica de um antigo amigo de Christian Brückner, o principal suspeito no caso.
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile