Cidade concorreu na categoria de Turismo de Compras; premiação reconhece os municípios que investem no turismo como gerador de riquezas
Ribeirão Preto foi um dos municípios finalistas do Prêmio Top Destinos Turísticos 2023, na categoria Turismo de Compras. A cerimônia de premiação foi realizada no último sábado, dia 17 de junho, durante o 6º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados.
A 5ª edição da premiação teve a participação de 112 municípios, com 71 classificados para a fase de votação popular. O Top Destinos Turísticos é um dos mais importantes prêmios de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas.

Considerada uma cidade estratégica pela sua localização geográfica e seu grande potencial financeiro, Ribeirão Preto possui condições para receber turistas de diversas modalidades, segundo o Ministério do Turismo e o CIET (Centro de Inteligência Turística do governo do Estado de São Paulo).
Ribeirão Preto recebeu, em 2022, a classificação de categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. A classificação, que vai de “A” a “E”, foi divulgada pelo Ministério do Turismo e reflete a ampla oferta de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a quantidade de visitantes domésticos e internacionais, entre outros fatores, que contribuíram para que a cidade alcançasse o topo do ranking.
Boa parte dessas qualidades são influenciadas diretamente por políticas públicas de incentivo ao setor. Nos últimos meses, a Secretaria da Cultura e Turismo vem trabalhando para propor projetos que intensifiquem a divulgação da cidade e sirvam de apoio ao Trade Turístico.
O prêmio Top Destinos Turísticos
Uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e do SKAL Internacional São Paulo. Nesta edição, além de contemplar os melhores destinos paulistas em 16 categorias, além de contemplar três Regiões Turísticas, segundo critérios elaborados com o apoio técnico da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
As categorias são: Turismo de Aventura; Turismo de Compras; Turismo Cultural; Ecoturismo; Turismo de Esportes; Turismo de Estudos e Intercâmbio; Turismo Gastronômico; Turismo Náutico; Turismo de Negócios e Eventos; Turismo de Parques Temáticos e Naturais; Turismo de Pesca; Turismo Religioso; Turismo Rural; Turismo de Saúde; Turismo Social; Turismo de Sol e Praia; e Regiões Turísticas.
