Início Tecnologia Supera Parque é indicado para prêmio da Cúpula Mundial sobre Sociedade da...

Supera Parque é indicado para prêmio da Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação

- continua após a publicidade -

O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto foi indicado na categoria Infraestrutura de Comunicação e Informação e concorre com outras 124 instituições de todo o mundo na edição 2019 do WSIS Prizes (Prêmio da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação – CMSI), instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa premiará os melhores projetos e atividades na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. São 18 categorias, sendo que cada uma delas reflete uma das linhas de ações da CMSI.

O prêmio é coorganizado pela UIT (União Internacional de Telecomunicações – a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação), UNESCO, PNUD e UNCTAD, e é distribuído desde 2012. O critério para a participação é o desenvolvimento de mecanismos de tecnologia da informação que promovem desenvolvimento e é aberto a participação de governos, instituições de pesquisa e setor privado. O objetivo é reconhecer histórias de sucesso que possam ser replicadas em outros locais.

João Reis, coordenador do Supera Internacional Office, acredita que a indicação demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido em Ribeirão Preto. “É muito importante para o Supera por mostrar que estamos no caminho certo, em especial na questão do desenvolvimento regional, quando o assunto é informação e tecnologia”, conta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

COMPROMISSO

Ainda segundo Reis, o reconhecimento internacional de instituições ligadas à ONU é importante por indicar que o trabalho feito em Ribeirão Preto está alinhado ao que de mais moderno há em termos globais. “Desde o processo seletivo, capacitamos as empresas para serem globalizadas, estarem prontas para o mercado global, ainda que, no início, seja apenas uma ideia. E a indicação mostra que essa é uma postura que dá resultados”, conta.

Ainda segundo ele, o Supera investe não só na capacitação do empresário local, mas também busca consolidar o Brasil e a região de Ribeirão Preto como um polo de atração tecnológica. Hoje, já são duas empresas internacionais no Parque Tecnológico – uma belgo-brasileira e uma argentina – mas a ideia é ampliar esse total. “Capacitamos não só os empreendedores brasileiros a serem internacionais quanto os empreendedores internacionais a fazerem negócios no Brasil. Queremos ser um polo atrativo global”, conta.

PROCESSO

Para participar, as instituições se inscreveram e passaram por um rigoroso processo de seleção. Agora, as instituições e projetos selecionados receberão votos populares, pela Internet, até 10 de fevereiro. Para votar, é preciso preencher um cadastro. O site é http://www.wsis.org/prizes.

Os cinco projetos mais votados da categoria passam para a próxima fase, onde um grupo de experts da ONU irá avaliar o impacto da iniciativa e sua adequação às diretrizes da CMSI. Depois, as instituições escolhidas serão analisadas minuciosamente por especialista da ONU. A divulgação dos vencedores ocorrerá em abril em Genebra, na Suíça.

Divulgação

A UIT

A UIT é a Agência do Sistema das Nações Unidas dedicada a temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação. Ao longo dos seus 145 anos de existência, a UIT tem coordenado o uso global compartilhado do espectro de radiofrequência, promovido a cooperação internacional na área de satélites orbitais, trabalhado na melhoria da infraestrutura de telecomunicações junto a países em desenvolvimento, estabelecido normas mundiais para prover interconexão entre vários sistemas de comunicação, além de dedicar especial atenção a temas emergentes mundiais tais como mudanças climáticas, acessibilidade e fortalecimento da segurança cibernética.

A UIT tem ainda por objetivo “Conectar o Mundo” por meio da mobilização de recursos humanos, técnicos e financeiros necessários ao alcance das metas de conectividade estabelecidas no marco da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) e das Iniciativas Regionais. Desta forma, a UIT está comprometida em apoiar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e fomentar a redução da desigualdade digital em todo mundo.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 75 empresas instaladas no Parque, sendo 54 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 6 na aceleradora SEVNA Startup.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Alerta mundial: tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Doença já matou 26 pessoas, tem mais de 800 casos confirmados e outros mil sob investigação no mundo inteiro

O bloco universitário pós carnaval mais animado da região está de volta. Quer um...

Vamos sortear um par de ingressos 100% open bar. Quer participar ?

Brasil e Índia assinam acordos em tecnologia, energia e segurança

Bolsonaro foi recebido pelo presidente indiano, Ram Kovind, e pelo primeiro ministro, Narendra Modi, em uma residência oficial.

Férias Esportivas tem Oficina de Pipa para os pais

Os adultos que acompanham as crianças durantes as atividades tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar pipas

Secretaria da Educação anuncia chamamento de 158 professores temporários

Serão chamados PEB I e II, PEB II de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências e de Atendimento Educacional Especializado

Matrículas para aprovados na Univesp começam nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira (27) as matrículas dos aprovados na primeira chamada do vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)....

Secretaria de Esportes abre inscrições para as atividades esportiva

Inscrições serão realizadas entre os dias 27 e 31 de janeiro

Como seria se você pudesse acessar um universo de extremo poder para um ano...

Esse lugar está dentro de você ! Na vivência de ho'oponopono

Ninguém melhor do que Regina Duarte para a Cultura, diz Bolsonaro

Ela está propensa a ser a nossa secretária de Cultura. Nós mostramos para ela o tamanho do gigantismo que é a Cultura.

Atleta de Ribeirão Preto participa de seletiva que pode dar vaga para as Olímpiadas

Seletiva Nacional Sênior e Pré-olímpico 2020 de Karatê acontecem de 5 a 7 de fevereiro em São Paulo
- PUBLICIDADE -