Já pensou viajar de Ribeirão a São Paulo gastando apenas 1 litro de etanol? Sim, esta impressionante marca pode ser alcançada pela equipe Pato a Jato com um protótipo de carro supereconômico. Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná vão para os Estados Unidos participar do evento Shell Eco-marathon, que desafia alunos de países da América a projetar veículos com altíssima eficiência energética.
Para o desafio, os estudantes de Pato Branco vão levar o Popygua, como é chamado o protótipo. Ele pesa apenas 37 kg e é feito totalmente com fibra de carbono e a promessa de rodar 400 km com apenas 1 litro de combustível.
Este será o segundo ano seguido que a turma do Paraná participa do evento. Eles participarão da categoria combustíveis alternativos, no caso, o etanol. No ano passado o grupo de 18 estudantes conseguiu o segundo lugar do grupo atingindo a marca de 316 km rodados com um litro de etanol.
O veículo mais parece uma cápsula espacial e tem capacidade para apenas 01 pessoa. Claro, é apenas um protótipo, mas atingir esta marca pode garantir em um futuro não tão distante a produção de veículos com mais economia, salvando o meio ambiente, o seu bolso e reduzindo consideravelmente os lucros da cadeia produtiva. Muitas usinas com certeza não aprovariam este projeto!
A imagem desta publicação é a versão “1.0”, utilizada na disputa de 2015.
Com informações do Tecnomundo.