Início Saúde "SuperAção" será apresentado nesta quinta com presença de Laís Souza, Verônica Hipólito...

“SuperAção” será apresentado nesta quinta com presença de Laís Souza, Verônica Hipólito e Osmar Santos no Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

Promovido pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC), o projeto “SuperAção” terá seu evento de apresentação nesta quinta(30), no auditório Meira Junior do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. 

A cerimônia, que começará às 19h30, mostrará para o público os objetivos do projeto social e ainda contará com a participação da ex-ginasta da Seleção Brasileira, Laís Souza, da atleta paralímpica, campeã mundial e ganhadora de duas medalhas na Rio 2016, Verônica Hipólito, do ex-narrador esportivo, Osmar Santos, do paratleta de levantamento de peso, Eduardo Lélis e do tetra-campeão paulista de handebol sobre cadeiras de rodas, Gilberto Donizette da Silva. 

“Esperamos os uniformes, os grupos de alunos e todos os detalhes serem finalizados para que pudéssemos realizar uma grande apresentação. Trata-se de uma solenidade para introduzir o projeto já organizado, e não propriamente um lançamento. A comunidade precisa conhecer o trabalho que estamos fazendo, bem como aproximar todos os patrocinadores e alunos”, explica Sócrates Junior, coordenador do projeto. 

A ribeirão-pretana Laís Souza, convidada para essa noite especial, sofreu um acidente enquanto treinava esqui aéreo para as Olimpíadas de Sochi e ficou tetraplégica. Desde então, tornou-se exemplo de superação. Fez parte da equipe brasileira e disputou os Jogos Olímpicos em Pequim, na China e Athenas. Conquistou medalhas em Copa do Mundo e Jogos Panamericanos. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Já a atleta Verônica Hipólito está no auge de seu desempenho no esporte paralímpico. Ela confirmou presença após convite da APEC. Aos 12 anos, descobriu um tumor no cérebro, o que a impediu de continuar nos tatames praticando judô, seu antigo esporte. Após retirar o tumor, sofreu um AVC, que paralisou todo o lado direito do seu corpo. O atletismo surgiu como forma de reabilitação para ela voltar a andar. Em 2013, foi campeã mundial aos 17 anos e conquistou medalhas de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão do ano passado.

Principal nome do rádio esportivo das décadas de 80 e 90, Osmar Santos foi o primeiro a confirmar presença e também prestigiará o evento. Outro exemplo de superação, ele ficou com sérias sequelas devido aos danos cerebrais sofridos após um acidente. Apesar da boa recuperação, sua fala ficou comprometida, impedindo-lhe de continuar trabalhando como narrador. Desde então, se dedica à pintura. 

Eduardo Lélis, paratleta, é mais um dos convidados. Devido a um acidente de moto, precisou ter uma das pernas amputadas e perdeu a visão em um olho após diagnóstico de glaucoma. Ele tornou-se campeão paulista 2013 e 2016 pela IPF e vice-campeão brasileiro IPF 2013. Também é campeão brasileiro de 2016 do supino GPC International, quebrando o record da categoria e sendo considerado o melhor atleta da mesma. É campeão sul-americano GPC International, considerado o melhor atleta sul-americano especial da categoria até 82 kg no supino. 

E por último, mas não menos importante, Gilberto Donizette da Silva também confirmou sua presença no evento. Ele é campeão brasileiro e mundial de handebol sobre cadeiras de rodas e vice-campeão paranaense de handebol sobre cadeiras de rodas e handebol adaptado.  

“É uma honra receber essas pessoas exemplos de superação em nosso evento. Eles são inspirações para todos dentro e fora do projeto. Espero que o público e os alunos aproveitem a presença deles”, diz Oswaldo Trintim Junior, presidente da APEC e um dos idealizadores do projeto.

Na noite da solenidade, todos poderão conferir uma apresentação das atividades executadas no projeto, além dos atletas convidados, autoridades municipais também estarão presentes. O lançamento será aberto a toda a comunidade. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 O projeto

As aulas do “SuperAção” começaram em Novembro de 2016. Pessoas de todas as idades podem participar do programa e com isso, se aproximarem do esporte. As modalidades trabalhadas são basquete em cadeira de rodas, parabadminton, futebol de sete, futebol de cinco, teatro, balé, na sede da ADEVIRP e natação na academia ACM. 

“O nosso objetivo, em si, é incluir as pessoas com algum tipo de deficiência no esporte e com ela, auxiliar na mobilidade, concentração e na própria reabilitação”, afirma Oswaldo Trintim Júnior. 

O “Superação” é realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), Ministério da Saúde e Governo Federal. 

Conta com os patrocínios da UEG Araucária, IHARA, Sistema Integrado Martins e Smart Supermercados. O projeto ainda conta com os apoios da Marins Consultoria, Passaredo Linhas Aéreas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, ACM, USP e ADEVIRP. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proesporte@proesporte.org.br ou pelo telefone (16) 3911-7371.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

PT apresenta projeto para obrigar vacinação contra a covid-19

PT em sintonia com o PSDB em sintonia, querem as propinas que um grande negocio como este pode gerar ou bem estar da população?

Alça de acesso a Bonfim Paulista pelo Anel Viário Sul será interditada

Fechamento é temporário para a execução de serviços de pavimentação

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto receberá doação de equipamento para limpeza nesta quinta-feira (22/10)

Em tempos de pandemia lavadora e secadora de piso ofertada pela Empresa Kärcher otimizará o tempo de higienização da instituição

Restaurantes abrem novos postos de trabalho em Ribeirão Preto

No Shopping Iguatemi Ribeirão Preto as novas unidades do Outback Steakhouse e Paris 6 e ainda Coco Bambu - já instalado no empreendimento - estão com processos seletivos abertos

Em meio à pandemia, startup de Ribeirão Preto ganha mercado na América Latina

Plataforma de gestão de despesas corporativas VExpenses cresceu 50% entre os meses de abril e setembro; a estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro