InícioSaúdeSTF: Por determinação de Rosa Weber, governo federal deve custear leitos de...

STF: Por determinação de Rosa Weber, governo federal deve custear leitos de UTI

Se é para quebrar o pais, vamos forçar tubo goela baixo nos pacientes, e assim todos ficam com uma parte e a pandemia nunca vai terminar

- continua após a publicidade -

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde volte a custear leitos de UTI para pacientes com covid-19 nos estados da Bahia, do Maranhão e de São Paulo — que entraram com ações na Corte.

Segundo a ministra, “o momento atual vem se mostrando ainda mais desafiador diante das evidências científicas de novas cepas, mutações e variantes do Coronavírus”.

Na determinação, ela diz que “não é constitucionalmente aceitável qualquer retrocesso nas políticas públicas de saúde, como por exemplo, no ponto em que aqui importa, a que resulta em um decréscimo no número de leitos de UTI habilitados (custeados) pela União”.

De acordo com Rosa, “não há pretensão resistida à habilitação de novos leitos”, mostrando, segundo ela, a “necessidade da intervenção judicial para equalizar o impasse federativo”.

arquivo

“Ocorre que as vidas em jogo não podem ficar na dependência da burocracia estatal ou das idiossincrasias políticas, ainda que se reconheça que o decréscimo do financiamento de leitos possa ser circunstancial -, decorrente do próprio dinamismo e imprevisibilidade da evolução da pandemia-, ou motivado por protocolos orçamentários os quais a União é obrigada a cumprir”, declarou.

Falta de UTI’s

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais neste domingo, 28, para criticar o retorno do lockdown e se posicionar contra as novas medidas de distanciamento social promovidas por prefeitos e governadores.

Bolsonaro, que é contrário ao fechamento do comércio e da economia, diz que o ‘extremismo’ dos políticos vai desencadear onda de desemprego sem precedentes.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O chefe do Executivo aproveitou para fazer referência a uma notícia divulgada no 3 de março de 2015 quando a falta de leitos em UTI (Unidades de Terapia Intensiva) gerou uma grande preocupação no país.

No mesmo post, Bolsonaro frisou que a falta UTI’s no Brasil é um problema antigo:

arquivo

“O que aconteceu em março de 2015? A saúde no Brasil sempre teve seus problemas. A falta de UTIs era um deles e certamente um dos piores”.

E acrescentou:

“Hoje, ao fecharem o comércio e novamente te obrigar a ficar em casa, vem o desemprego em massa com consequências desastrosas para o país”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -