Início Saúde Saúde registra caso de febre amarela em macaco

Saúde registra caso de febre amarela em macaco

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde, Sucen (Superintendência de Controle de Endemias, Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XXIV) e Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) emitiram nota técnica nesta sexta-feira, dia 21, comunicando a morte de um macaco do gênero Callithrix, mais conhecido por Sagui, no mês de julho. A contaminação foi confirmada após comprovação diagnóstica (PCR) realizada pelo Instituto Adolfo Lutz.

Todas as medidas iniciais de controle e prevenção já foram tomadas como a pesquisa entomológica na área onde o macaco foi encontrado, atividades de bloqueios e controle de criadouros do Aedes Aegypti (transmissor da doença), encaminhamento de alerta epidemiológico para os serviços de saúde instruindo sobre a sintomatologia da doença e coleta de material para investigação em casos suspeitos da doença em humanos e intensificação da vacinação seletiva de toda a população urbana e rural.

Em Ribeirão Preto, até o momento, não existe a confirmação de nenhum caso de febre amarela em humanos. Mesmo assim, a partir da próxima segunda-feira, dia 24, as pessoas que ainda não tiverem tomado a vacina contra a doença podem procurar qualquer uma das 36 salas de vacina da rede municipal para fazer a imunização ou atualizar sua carteira vacinal, conforme calendário informado em anexo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Febre Amarela é uma doença grave e, no Brasil está presente no ciclo silvestre, transmitida pelas picadas dos mosquitos gêneros Haemagogus e Sabethes. Na área urbana a doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti.
Segundo a nota, neste momento, a principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti transmissor da doença e o comparecimento às salas de vacina para imunização, se necessário.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

PT apresenta projeto para obrigar vacinação contra a covid-19

PT em sintonia com o PSDB em sintonia, querem as propinas que um grande negocio como este pode gerar ou bem estar da população?

Alça de acesso a Bonfim Paulista pelo Anel Viário Sul será interditada

Fechamento é temporário para a execução de serviços de pavimentação

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto receberá doação de equipamento para limpeza nesta quinta-feira (22/10)

Em tempos de pandemia lavadora e secadora de piso ofertada pela Empresa Kärcher otimizará o tempo de higienização da instituição

Restaurantes abrem novos postos de trabalho em Ribeirão Preto

No Shopping Iguatemi Ribeirão Preto as novas unidades do Outback Steakhouse e Paris 6 e ainda Coco Bambu - já instalado no empreendimento - estão com processos seletivos abertos

Em meio à pandemia, startup de Ribeirão Preto ganha mercado na América Latina

Plataforma de gestão de despesas corporativas VExpenses cresceu 50% entre os meses de abril e setembro; a estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro