InícioSaúdeSaúde da Mulher: Tratamentos preventivos minimizam os índices de complicações de saúde

Saúde da Mulher: Tratamentos preventivos minimizam os índices de complicações de saúde

- continua após a publicidade -

No decorrer da vida nos deparamos com diversas situações de doenças, algumas graves e outras nem tanto. Pensando em saúde da mulher, alguns pontos se agravam. No entanto, especialistas ressaltam que indivíduos que acompanham regularmente suas condições de saúde e fazem tratamentos preventivos minimizam muito os índices de complicações de saúde.

É o que explica a médica especialista em ginecologia e obstetrícia, Dra. Janaina Boldrin França.

“A saúde preventiva garante o bem-estar psíquico, social e físico, não permitindo o desenvolvimento de doenças no indivíduo. E, quando apesar de todas as medidas preventivas, a doença se instalar, ela visa minimizar as complicações relacionadas à patologia”.

A saúde preventiva é a união de diversos fatores, por exemplo: alimentação saudável, não adquirir vícios, como o tabagismo e o etilismo, e a prática de exercícios físicos.

“Além disso, como medidas mais específicas, podemos citar o exame citopatológico, ou papanicolau, que evita o câncer de colo de útero. A mamografia, que previne ou diagnostica no início o câncer de mama. E, a vacinação que previne várias doenças infecto contagiosas”.

A ausência de medidas preventivas aumenta consideravelmente as chances do desenvolvimento de doenças, assim como a maior gravidade de tais enfermidades.

“Se a patologia for diagnosticada no início, além de ser mais fácil alcançar a cura, as sequelas também poderão ser minimizadas”.

“Valorizo muito as ações preventivas como um todo, principalmente no âmbito da orientação de adolescentes para prevenir uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Diante da importância da saúde preventiva, destaco a relevância da organização de campanhas que conscientizem a população da necessidade de procurar o serviço médico a fim de tomar medidas de prevenção às doenças”, completa a médica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Seleção feminina de futebol bate a Zâmbia e pega o Canadá nas quartas

Invictas na competição, com vitória contra a China na estreia por 5 a 0 e empate com a Holanda por 3 a 3

FMI melhora previsão de crescimento do Brasil, para 5,3% em 2021

Previsão impulsionou estimativa de alta para América Latina e Caribe

Agressor terá que pagar gastos com tratamento a animal vítima de maus-tratos

Lei que responsabiliza autor de agressões a arcar com o custeio de cuidados é sancionada

Vacina: Profissionais de saúde entre 35 e 59 anos segunda dose

Serão disponibilizadas 4 mil vagas para vacinação que acontecerá na terça-feira, dia 3 de agosto

Homem completamente vacinado, voltou da China, ficou no hotel de quarentena e quando saiu descobriram que tinha Covid

Caso ocorreu na Austrália. A diretora de saúde, Jeannette Young, disse que ele teve três testes negativos antes de sair da quarentena.
- PUBLICIDADE -