InícioSaúdeRibeirão Preto começa a campanha Janeiro Roxo - Todos contra a hanseníase

Ribeirão Preto começa a campanha Janeiro Roxo – Todos contra a hanseníase

Município já iniciou distribuição de folhetos educativos no terminal rodoviário e outros pontos da cidade

- continua após a publicidade -

Município já iniciou distribuição de folhetos educativos no terminal rodoviário e outros pontos da cidade

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto já começou a campanha “Janeiro Roxo – Todos contra a hanseníase”, em parceria com a SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia. A campanha foi lançada nacionalmente em Ribeirão Preto em 2015. O mês Janeiro Roxo foi oficializado pelo Ministério da Saúde em 2016.

Em Ribeirão Preto, foram notificados 62 casos em 2015; 53 em 2016; 66 em 2017; 73 em 2018; 93 em 2019; 92 em 2020 e 2.019 casos em 2021.

A avaliação epidemiológica da hanseníase é feita sempre em março do ano subsequente – portanto, os dados de 2022 ainda não estão disponíveis. A cidade tem um dos mais altos índices de detecção de casos da doença no Estado de São Paulo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -


O Brasil perde apenas para a Índia em número de casos, concentra 93% dos casos das Américas e é o primeiro país em taxa de detecção – número de casos diagnosticados a cada 100 mil habitantes.

A doença não está concentrada apenas em regiões ou bolsões de pobreza.

“A hanseníase não escolhe sexo, condição econômica ou social. É uma doença provocada por um bacilo transmitido de pessoa doente para pessoa saudável. Em Ribeirão, a distribuição de casos pode ser vista em todas as regiões da cidade, das periferias à zona sul”, explica a dermatologista e hansenóloga Helena Lugão, diretora da SBH.

Ela ressalta que “há mais facilidade de transmissão do bacilo entre pessoas que vivem em aglomerados, situação ou locais sem condições sanitárias ideais, mas como o Brasil é um país de alta endemicidade para hanseníase, a doença está em todas as localidades”.

“Num país hiperendêmico para a hanseníase, a preocupação é em relação às localidades sem diagnóstico”, alerta o presidente da SBH, Claudio Salgado. Isso porque o país tem uma “endemia oculta altíssima” de hanseníase, por isso é preciso capacitar profissionais de saúde e orientar a população.



A SBH explica que aumenta significativamente os diagnósticos de hanseníase em localidades onde há hansenólogos atuando e onde são feitas ações de capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento da doença, o que comprova o cenário de endemia oculta no país.


“Os números de Ribeirão Preto são consequência do trabalho de capacitação das unidades de atenção primária à saúde, os postinhos de saúde, associado à busca ativa de casos por meio de um questionário desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Com isso, por um período, a cidade terá aumento de diagnósticos de hanseníase, ao mesmo tempo em que os pacientes entram em tratamento. Desta forma, a tendência é o diagnóstico precoce dos casos com queda de novos casos a médio e longo prazos, e assim a tão almejada quebra da cadeia de transmissão do bacilo para, enfim, conseguirmos controlar a hanseníase”, explica a secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Projeto “Sorri Ribeirão” vai atender pacientes que aguardam prótese dentária

Ação acontece no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, no NGA e irá atender mil pacientes previamente agendados pela Secretaria da Saúde

Prêmio Brasil Olímpico marca anúncio de RP como sede dos Jogos da Juventude 2023

Cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira, 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro

Inscrições para Concurso Público da Câmara de Sertãozinho terão início

na próxima terça-feira, dia 07 A Presidência da Câmara de Sertãozinho anunciou, recentemente, um concursopúblico para uma vaga de Analista de Licitações e Contratos.A organização,...

Sessões ordinárias na Câmara de Sertãozinho serão retomadas nesta

segunda-feira, dia 06, a partir das 18h Na próxima segunda-feira, dia 06, a partir das 18h, ocorrerá a primeira sessãoordinária da Câmara Municipal de Sertãozinho...

Programa Inclusão Produtiva tem vagas abertas

Inscrições são para cursos de higienização e manipulação de alimentos e desenvolvimento de vitrines
- PUBLICIDADE -