InícioSaúdeQuem esta mentindo, Doria ou Pazuello? Ministério da Saúde nega compra da...

Quem esta mentindo, Doria ou Pazuello? Ministério da Saúde nega compra da Coronavac

“Não houve nenhum compromisso com o governo do Estado de São Paulo no sentido de aquisição de vacinas contra covid-19”, informou a pasta

- continua após a publicidade -

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira, 21, que não há intenção do governo de adquirir o imunizante chinês, Coronavac.

Além disso, a pasta garante que houve uma interpretação equivocada acerca da fala do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a vacina do país asiático.

“Em momento nenhum a vacina foi aprovada pela pasta, pois qualquer vacina depende de análise técnica e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec)”, salientou o ministério, em nota divulgada hoje, ao mencionar que não há intenção de compra de vacinas chinesas.

“Não houve nenhum compromisso com o governo do Estado de São Paulo ou seu governador, no sentido de aquisição de vacinas contra covid-19”, acrescentou a pasta.

Entre outros pontos, o órgão do Executivo destacou os atuais compromissos firmados pelo governo federal, a exemplo da iniciativa Covax Facility, com a opção de compra de vacinas. E o contrato de encomenda tecnológica firmado com a farmacêutica Astra Zeneca e a Universidade de Oxford. As tratativas firmadas com essas duas instituições preveem insumos estrangeiros em um primeiro momento para o escalonamento de 100 milhões de doses e transferência tecnológica para produção própria do imunizante no Brasil.

Leia a nota do ministério

“Sobre a reunião de ontem, realizada no Ministério da Saúde, através de videoconferência com governadores, esclarece-se o seguinte:
Houve uma interpretação equivocada da fala do Ministro da Saúde. Em momento nenhum a vacina foi aprovada pela pasta, pois qualquer vacina depende de análise técnica e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Destaca-se que o governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, tem envidado esforços na direção de proteger a população por intermédio de várias ações, como:

– a adesão na iniciativa Covax Facility, com a opção de compra de vacinas;

– o contrato de encomenda tecnológica AztraZeneca/Oxford com insumos estrangeiros em um primeiro momento para o escalonamento de 100,4 milhões de doses e transferência tecnológica para produção própria de insumos. O que possibilitará que a Fiocruz produza mais 110 milhões de doses no segundo semestre de 2021.

Não houve nenhum compromisso com o governo do estado de São Paulo ou seu governador, no sentido de aquisição de vacinas contra Covid-19.
Tratou-se de um protocolo de intenção entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan, sem caráter vinculante, grande parceiro do MS na produção de vacinas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Mais uma iniciativa para tentar proporcionar vacina segura e eficaz para a nossa população, neste caso com uma vacina brasileira, caso fiquem disponíveis antes das outras possibilidades. Não há intenção de compra de vacinas chinesas.

A premissa para aquisição de qualquer vacina prima pela segurança, eficácia (ambos conforme aprovação da Anvisa), produção em escala, e preço justo. Quando qualquer vacina estiver disponível, certificada pela Anvisa e adquirida pelo Ministério da Saúde, ela será oferecida aos brasileiros por meio do PNI e, no que depender desta Pasta, não será obrigatória.”

arquivo
publicidade
publicidade

“Paz no trânsito começa por você” é o tema do movimento Maio Amarelo 2024

Especialistas refletem sobre a importância da campanha e dão dicas importantes para os motoristas

McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$19,00

Na data, o valor arrecadado com as vendas do sanduíche será revertido para causas infantojuvenis apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald e Instituto Ayrton Senna

 VOEPASS apoia transporte e distribuição de doações da Campanha “Voe Junto pelo RS”

Aeronave da companhia fará voos em pontos estratégicos da região nos próximos dias

Paixão solidária: encontro de carros antigos em Ribeirão Preto arrecada toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil

Encontro anual de carros antigos, California Volks Brothers reforça cunho solidário com doações de alimentos

Programa de Escolarização qualifica colaboradores do RibeirãoShopping e do ShoppingSantaÚrsula

SantaÚrsula Iniciativa da Multiplan tem como objetivo a certificação dos ensinos fundamental e médio aos lojistas e colaboradores dos empreendimentos O RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula, em...
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile