O “Dia D” de vacinação contra a H1N1 ocorre neste sábado (30), em 17 pontos espalhados por Ribeirão Preto. Apesar da grande movimentação de pessoas que estão no grupo de risco, determinado pelo Ministério da Saúde, as vacinas serão aplicadas até o dia 20 de maio em todo o estado.
A recomendação, é que pessoas gripadas adiem a vacinação e alérgicos a ovo e outros componentes da fórmula não as tomem – os cartazes espalhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBDS) indicam todos os itens.
Estoques de vacinas de ao menos dez cidades se esgotaram neste sábado (30), Na regional de Ribeirão, o problema afetou imunizações em oito cidades: Altinopolis,Serrana, Jaboticabal e São Simão, Santa Cruz da Esperança, Guatapará, Pitangueiras, Batatais.
A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B.
A vacinação contra o vírus Influenza H1N1, acontece até 20 de maio e tem como grupos prioritários crianças de 6 meses a 5 anos, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas ou outros problemas que comprometam a imunidade.
Em um primeiro momento, Ribeirão recebeu 55 mil doses, mas precisa de mais 124.776 para completar a imunização até 20 de maio.
Pontos de Vacinação
Postos de saúde dos bairros Campos Elíseos, Jardim João Rossi, Sumarezinho, Ipiranga, Vila Albertina, Maria Casagrande, Paulo Gomes Romeo, Ribeirão Verde, Marincek, Castelo Branco, Vila Abranches, Jardim Juliana, bairro Quintino II, Calçadão no centro da cidade,Vila Recreio, Vila Virgínia, Parque Ribeirão Preto.
Para quem não esta entre o grupo de risco, clinicas particulares estão aplicando a vacina com custo médio de 100,00 a dose.