InícioSaúdeJaneiro Verde: campanha alerta para prevenção do câncer de colo de útero

Janeiro Verde: campanha alerta para prevenção do câncer de colo de útero

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 17.010 novos casos da doença em 2023

- continua após a publicidade -

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 17.010 novos casos da doença em 2023  

Ocupando o terceiro lugar entre as neoplasias que mais acometem as mulheres no país, o câncer de colo de útero é um dos mais preveníveis e sua principal causa é a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). 

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 17.010 novos casos da doença em 2023, o que representa um risco considerado de aproximadamente 13 casos a cada 100 mil mulheres – estimativa 6% maior em relação ao ano passado -.  

Para Diocésio Andrade, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto e membro fundador do EVA – Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, estes dados se tornam ainda mais preocupantes quando levada em consideração a principal condição predisponente para desenvolvimento da neoplasia: o contágio pelo papilomavírus humano.

“O uso de preservativos durante as relações sexuais e exames recorrentes de Papanicolau são prevenções importantes, mas é imprescindível a vacinação, que é a proteção mais eficaz contra a infecção do HPV e está disponível no sistema público de saúde para meninas, com idade entre 9 e 14 anos, e para os meninos, de 11 a 14 anos”, comenta o médico. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O tratamento do câncer de colo de útero pode variar de acordo com o estágio da doença.  

“Quando diagnosticado em sua fase inicial, as chances de cura do tumor são maiores e o tratamento tende ser mais tranquilo. Por essa razão, a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce é fundamental. Podem ser indicadas radioterapia, cirurgia, quimioterapia, braquiterapia, ou ainda a combinação de dois ou mais tratamentos, dependendo do estágio em que a doença se encontra”, diz o oncologista.  

O tumor maligno geralmente possui desenvolvimento lento e inicialmente silencioso, podendo não apresentar sintomas em suas fases iniciais.

Entretanto, ao evoluir, pode apresentar quadros de sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias. “Ao notar qualquer desconforto ou alteração na região, é imprescindível a busca imediata por um especialista”, finaliza o médico.

arquivo pessoal

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎭🎨 Transforme sua Arte em Realidade! Edital de Fomento Municipal está Aceitando Inscrições em Ribeirão Preto!

É fundamental que as autoridades responsáveis revejam as regras desse edital de fomento cultural., que é racismo, sexismo, homofobia, etc. Onde estão os vereadores e secretarios que apoiam esta atitude

🍖🔥 Prepare-se para o Sabor Incrível! 5º Festival Churrasqueadas Chega a Ribeirão Preto!

Ribeirão Preto está prestes a se tornar o centro gastronômico do Brasil! Pela primeira vez na cidade, o 5º Festival Churrasqueadas vai agitar o RibeirãoShopping no próximo sábado (23)

😋🍝 Filé à Parmegiana Incrível: Bar do Nelson Chega ao RibeirãoShopping! Não Deixe de Provar!

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas. O RibeirãoShopping está em festa...

SEXTOU: Fique por Dentro das Melhores Atrações de Ribeirão Preto neste Final de Semana! 🎉

Se você está em Ribeirão Preto e arredores, o final de semana está repleto de opções de entretenimento para todas as idades. Confira as melhores atrações da região:

🔥🌞 Calor Extremo em Ribeirão Preto: Autoridades se Unem para Proteger a População! ☀️🔥

Com a previsão de altas temperaturas nos próximos dias, o poder público de Ribeirão Preto está agindo para garantir a segurança da população.
- PUBLICIDADE -