InícioSaúdeEvento em Ribeirão Preto homenageia o Dia Internacional da síndrome de Down

Evento em Ribeirão Preto homenageia o Dia Internacional da síndrome de Down

- continua após a publicidade -

O Dia Internacional da síndrome de Down foi comemorado na última terça (21) de março, data que representa a trissomia do cromossomo 21. Foi realizado, então, um evento aberto ao público na Praça da Bicicleta, em Ribeirão Preto, na tarde do domingo (19).

O evento, intitulado “Tudo junto e misturado” possuiu como objetivo ressaltar a diversidade, o não-preconceito e a não-discriminação. Foi um dia de várias atrações circenses, música, dança, atividades e dinâmicas.

A organização deste acontecimento foi da FADA (Família Down e Amigos), que há dez anos celebra, juntamente com o calendário oficial da ONU (Organização das Nações Unidas) e mais de 180 países, o Dia Internacional da síndrome de Down, descoberta em 1866 pelo médico John Langdon Down, que identificou a tal condição genética.

Existir uma data para homenagear aqueles que, de alguma maneira, estão ligados à síndrome de Down é, segundo a coordenadora da FADA, Sheyla Dutra, um modo de conscientizar a sociedade de que não há por que ter preconceito ou discriminação.


“O ganho de todos com a inclusão é imensurável. Convivendo com pessoas diferentes, praticamos a tolerância e o amor, elementos imprescindíveis para a vida adulta e características próprias de excelentes líderes”, afirma.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Sheyla ressalta que a data existe para valorizar a diversidade e manter em reflexão de que as diferenças são poucas se comparadas às semelhanças que predominam entre todos os seres humanos. A tarde na Praça da Bicicleta foi um sucesso e pôde reunir a comunidade, famílias, profissionais e parceiros altamente inclusivos.

“Foi um momento maravilhoso de muita troca e alegria”, diz Sheyla. Segundo ela, muitas mães trocaram experiências e quem passava se inteirava sobre o assunto com interesse em contribuir para a manutenção do projeto e do não preconceito.


A FADA

A Família Down e Amigos é um projeto independente que trabalha no apoio à familiares de pessoas com deficiência. Os projetos são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada caso.

São realizadas desde visitas neonatais até atendimentos informativos nas áreas de saúde, educação e jurídica. A FADA também promove treinamentos para profissionais e estudantes destas áreas, assim como para pais e cuidadores de pessoas com deficiência.

fotografia Jana Pereira

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

STF julga liberação de crininosas para prender manifestantes de 8 de janeiro

Vão soltar criminosas para sobrar lugar para prender senhoras que se manifestavam dentro da constituição e acreditaram em um capitão e alguns generais

As críticas do New York Times a Moraes

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22,...

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...
- PUBLICIDADE -