InícioSaúdeEvento em Ribeirão Preto homenageia o Dia Internacional da síndrome de Down

Evento em Ribeirão Preto homenageia o Dia Internacional da síndrome de Down

- continua após a publicidade -

O Dia Internacional da síndrome de Down foi comemorado na última terça (21) de março, data que representa a trissomia do cromossomo 21. Foi realizado, então, um evento aberto ao público na Praça da Bicicleta, em Ribeirão Preto, na tarde do domingo (19).

O evento, intitulado “Tudo junto e misturado” possuiu como objetivo ressaltar a diversidade, o não-preconceito e a não-discriminação. Foi um dia de várias atrações circenses, música, dança, atividades e dinâmicas.

A organização deste acontecimento foi da FADA (Família Down e Amigos), que há dez anos celebra, juntamente com o calendário oficial da ONU (Organização das Nações Unidas) e mais de 180 países, o Dia Internacional da síndrome de Down, descoberta em 1866 pelo médico John Langdon Down, que identificou a tal condição genética.

Existir uma data para homenagear aqueles que, de alguma maneira, estão ligados à síndrome de Down é, segundo a coordenadora da FADA, Sheyla Dutra, um modo de conscientizar a sociedade de que não há por que ter preconceito ou discriminação.


“O ganho de todos com a inclusão é imensurável. Convivendo com pessoas diferentes, praticamos a tolerância e o amor, elementos imprescindíveis para a vida adulta e características próprias de excelentes líderes”, afirma.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Sheyla ressalta que a data existe para valorizar a diversidade e manter em reflexão de que as diferenças são poucas se comparadas às semelhanças que predominam entre todos os seres humanos. A tarde na Praça da Bicicleta foi um sucesso e pôde reunir a comunidade, famílias, profissionais e parceiros altamente inclusivos.

“Foi um momento maravilhoso de muita troca e alegria”, diz Sheyla. Segundo ela, muitas mães trocaram experiências e quem passava se inteirava sobre o assunto com interesse em contribuir para a manutenção do projeto e do não preconceito.


A FADA

A Família Down e Amigos é um projeto independente que trabalha no apoio à familiares de pessoas com deficiência. Os projetos são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada caso.

São realizadas desde visitas neonatais até atendimentos informativos nas áreas de saúde, educação e jurídica. A FADA também promove treinamentos para profissionais e estudantes destas áreas, assim como para pais e cuidadores de pessoas com deficiência.

fotografia Jana Pereira

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -