InícioSaúde"Dengue em 2023: O Enigma dos Casos Desaparecidos e a Epidemia que...

“Dengue em 2023: O Enigma dos Casos Desaparecidos e a Epidemia que Surpreendeu a Todos!”

"Descubra o Mistério por Trás do Desaparecimento dos Casos de Dengue durante a Pandemia! O que Realmente Aconteceu?"

- continua após a publicidade -

“Descubra o Mistério por Trás do Desaparecimento dos Casos de Dengue durante a Pandemia! O que Realmente Aconteceu?”

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Resumo: A pandemia trouxe um fenômeno inusitado: os casos de dengue praticamente zeraram. Mas será que foram diagnosticados como COVID-19 ou a COVID-19 matou a dengue? Em 2023, o Brasil já soma mais de mil mortos pela doença, com mais de 24 mil casos graves registrados até novembro. Descubra os detalhes por trás desse cenário surpreendente!

foto arquivo

Matéria Completa: Durante a pandemia, uma curiosa reviravolta ocorreu nos registros de casos de dengue, deixando muitos se perguntando: onde foram parar os casos dessa doença que costumava assombrar a população? A atualização do Ministério da Saúde revela que, ao contrário das expectativas, 2023 já soma mais de mil mortos pela dengue no Brasil.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alerta que a incidência global de dengue tem escalonado nas últimas décadas, e no Brasil, a situação não é diferente. O Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde destaca 1,6 milhão de casos prováveis de dengue e 24.109 casos de dengue grave e dengue com sinais de alarme até novembro.

O calor intenso e as pancadas de chuva, características do período de dezembro a meados de maio, favorecem a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A falta de saneamento básico e a vulnerabilidade hídrica contribuem para o aumento desses criadouros, alerta a coordenadora de Biomedicina da Estácio, Alexandra Gazzoni, PhD em Microbiologia e Bacteriologia.

Alexandra destaca a importância de medidas preventivas, como evitar o acúmulo de água parada e manter ambientes limpos. Os sintomas da dengue, semelhantes aos da febre Chikungunya e do vírus Zika, incluem febre, mal-estar, dor muscular, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

O tratamento das arboviroses consiste em hidratação e medicamentos para alívio dos sintomas, prescritos por médicos. A especialista ressalta a aprovação da vacina da dengue contra os quatro sorotipos da doença pela Anvisa, com previsão de disponibilidade no SUS em meados de 2024.

“Proteja-se e informe-se! A saúde é um bem precioso, e juntos podemos superar desafios. Fique por dentro das notícias que impactam nossa comunidade e tome medidas para um futuro mais saudável.”

foto arquivo
publicidade
publicidade

“Paz no trânsito começa por você” é o tema do movimento Maio Amarelo 2024

Especialistas refletem sobre a importância da campanha e dão dicas importantes para os motoristas

McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$19,00

Na data, o valor arrecadado com as vendas do sanduíche será revertido para causas infantojuvenis apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald e Instituto Ayrton Senna

 VOEPASS apoia transporte e distribuição de doações da Campanha “Voe Junto pelo RS”

Aeronave da companhia fará voos em pontos estratégicos da região nos próximos dias

Paixão solidária: encontro de carros antigos em Ribeirão Preto arrecada toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil

Encontro anual de carros antigos, California Volks Brothers reforça cunho solidário com doações de alimentos

Programa de Escolarização qualifica colaboradores do RibeirãoShopping e do ShoppingSantaÚrsula

SantaÚrsula Iniciativa da Multiplan tem como objetivo a certificação dos ensinos fundamental e médio aos lojistas e colaboradores dos empreendimentos O RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula, em...
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile