InícioSaúdeCarne moída vegetal: A trapaça que talvez você já tenha comprado e...

Carne moída vegetal: A trapaça que talvez você já tenha comprado e nem sabe

Fazenda lança carne moída feita à base de plantas já disponível em mercados a carne moída, almôndegas, hambúrguer, O que parece ser saudável pode ser muito prejudicial. Confira

- continua após a publicidade -

A Fazenda Futuro, startup brasileira de carne plant-based, anunciou o lançamento de sua carne moída vegetal. A primeira rede a comercializar o produto, Pão de Açúcar, mas também disponível em ilhas de congelados em varias redes de mercados na região de Ribeirão Preto.

Assim como o Futuro Burger, a carne moída imita o sabor, textura e aparência da carne bovina. 

Segundo a startup, o desenvolvimento do item envolveu muita pesquisa, tecnologia e “hackeamento de máquinas frigoríficas” para chegar ao blend de vegetais de soja, ervilha, grão de bico e beterraba. 

No mundo:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Brasil dá os primeiros passos na corrida por um mercado que tem atraído dezenas de milhões de dólares nos últimos anos, o de produtos alternativos à carne bovina, mas com as mesmas características sensoriais dela.

Existem duas rotas para se alcançar esse objetivo:

A produção de carne em laboratório a partir de células-tronco de animais, também conhecida como carne limpa ou in vitro, e a criação de um produto à base de proteínas vegetais que emule a carne vermelha.

Em maio deste ano, o empreendedor carioca Marcos Leta colocou no mercado o Futuro Burger, um hambúrguer vegetal que promete ter a aparência e o gosto de carne bovina. Fundador dos sucos Do Bem, o empresário é dono da foodtech Fazenda Futuro.

Leta segue o caminho trilhado por empresas estrangeiras que já comercializam alternativas vegetais ao produto de origem animal, conhecidas no mundo como plant-based meat (carne feita de plantas).

A base de ingredientes do Futuro Burger é formada por proteína isolada de soja, de grão-de bico e de ervilha. A cor avermelhada é conferida por suco de beterraba. Segundo Leta, não é só na aparência que o alimento é parecido com a carne de origem animal.

“O Futuro Burger tem sabor, textura e aroma idênticos ao da carne vermelha, além de um valor nutricional muito similar”, diz.

Por que alguns especialistas acreditam que a carne de soja faz mal à saúde?

Um dos motivos para que se questione se a carne de soja faz mal está no fato de que boa parte da produção de soja atualmente é transgênica, mais de 90% da produção de soja é geneticamente modificada e as culturas são pulverizadas com produtos que podem estar associados a diversos efeitos colaterais para a saúde.

– Pode atrapalhar a produção de hormônios femininos:

O consumo de carne de soja pode gerar problemas de saúde porque a soja contém isoflavonas que podem atrapalhar a produção natural de hormônios.

– Pode atrapalhar a produção de hormônios masculinos

Um estudo realizado com um grupo de homens em uma clínica de infertilidade mostrou que aqueles que haviam comido mais soja nos últimos 3 anos tiveram a menor contagem de espermatozoides.

– Pode aumentar o risco de câncer de mama

Algumas pesquisas mostram que as isoflavonas presentes na carne de soja podem aumentar os riscos de câncer de mama, pois estas possuem a capacidade de estimular a proliferação e a atividade das células epiteliais nos seios, que são as células com maior probabilidade de se tornarem cancerígenas.

– Pode atrapalhar a função da tireoide

As isoflavonas da soja também funcionam como goitrogênios, substâncias que interferem na função da tireoide. Eles podem inibir a função da enzima tireoide peroxidase, que é essencial para a produção dos hormônios desta glândula.

Um estudo com adultos revelou que 30 gramas de soja consumidos por 3 meses elevaram os níveis do hormônio estimulante da tireoide (TSH), um marcador de função da tireoide prejudicada.

5 marcas brasileiras de hambúrgueres à base de plantas.

1. Futuro Burger

Hambúrguer que promete ser similar a carne bovina, o Futuro Burger chegou revolucionando o mercado. Com 115g e 15,8g só de proteína, o hambúrguer é feito a partir da proteína da ervilha, proteína isolada da soja e do grão de bico, além de beterraba para dar a cor de carne mal passada. 

2. The New Butchers

The New Butchers (em português: os novos açougueiros) é uma foodtech brasileira que desenvolve carnes à base de plantas com sabor e textura idêntico à carne de origem animal.

3. Behind The Foods

Na mesma linha que o Futuro Burger, chega ao mercado o hambúrguer da startup brasileira Behind The Foods (por trás dos alimentos, em tradução livre), fundada pelo publicitário Leandro Mendes. O hambúrguer foi desenvolvido com ingredientes como batata konjac, fécula de batata, proteína isolada de soja, ervilha e beterraba. 

4. Gourmet Vegan Burger

Não é novidade para os veganos e vegetarianos que a marca Superbom joga no nosso time. Porém agora, além de queijos, leites e carnes vegetais, a marca lançou, sem prévio aviso, o Burger Gourmet Vegan!

5. Incrível Burger

A Seara também lançou uma linha de produtos 100% vegetal, mas com sabor e textura de carne. Na linha, com o nome Incrível Seara,

publicidade
publicidade

Senac Ribeirão Preto oferta cerca de 850 bolsas de estudo 100% gratuitas para o próximo bimestre

São oportunidades de cursos livres e técnicos em diversas áreas do conhecimento, entre elas gastronomia, moda, tecnologia da informação  e saúde O primeiro semestre segue...

Outback promove experiência especial para celebrar o Dia das Mães

No dia 12 de maio, ao pedir dois pratos principais em qualquer uma das unidades participantes, elas serão agraciadas com uma surpresa especial como forma de homenagear sua importância e dedicação.

RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula passam a disponibilizar cordões de girassol

Cerca de 10 mil cordões de girassol serão distribuídos nos shoppings da rede, incluindo o RibeirãoShopping e o SantaÚrsula, em Ribeirão Preto.

ShoppingSantaÚrsula celebra o Dia das Mães com apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

O almoço do Dia das Mães será ainda mais especial para os clientes do ShoppingSantaÚrsula. O empreendimento promove uma apresentação exclusiva com o quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, neste domingo, dia 12

Evento gratuito oferece troca de experiências sobre maternidade, família, profissão e saúde da mulher

O encontro, que tem a parceria da Bem te quero 60+ com a Le Petit Marché, acontece neste sábado, dia 11 de maio, às 9 horas, com a participação de profissionais de diferentes áreas da saúde
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile