InícioSaúdeCampanha Todos contra a hanseníase promove ações no Assentamento PDS Fazenda da...

Campanha Todos contra a hanseníase promove ações no Assentamento PDS Fazenda da Barra

Atividade será realizada com apoio da unidade de saúde local; Brasil concentra 93% dos casos diagnosticados nas Américas

- continua após a publicidade -

Atividade será realizada com apoio da unidade de saúde local; Brasil concentra 93% dos casos diagnosticados nas Américas

A campanha “Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase” inicia nesta quinta-feira, 19 de janeiro, até o dia 30, ações no Assentamento PDS da Barra (Projeto de Desenvolvimento Sustentável), também conhecido Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto. A Unidade de Saúde de Apoio Dr. Luis Carlos Raya, localizada no assentamento, será adornada com fitas brilhantes roxas para chamar a atenção dos moradores.

A campanha é promovida pela SBH – Sociedade Brasileira de Hansenologia, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto/Secretaria da Saúde e Senac. Alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem do SENAC-Ribeirão Preto, em parceria com a equipe da unidade, escolheram o assentamento para ações educativas e rastreio para levantamento de casos suspeitos de hanseníase no mês dedicado à conscientização sobre a doença.

Cerca de mil famílias vivem no local, somando aproximadamente 3 mil pessoas. Há três anos alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem do SENAC-Ribeirão Preto são parceiros da campanha da SBH. As ações serão desenvolvidas em conjunto com a equipe da Unidade de Saúde de Apoio Dr. Luis Carlos Raya.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os alunos e professores iniciam as atividades às 14h do dia 23 de janeiro e encerram dia 30.

 “Estaremos em campo durante todos esses dias, das 14h às 16h, promovendo atividades lúdicas, educativas e fazendo encaminhamento de casos suspeitos à unidade de saúde”, explicam as professoras Ingrid Reny Ribaldo e Carla Beatriz Pereira da Silva.


Para chamar a atenção e conseguir adesão dos moradores à campanha, os alunos do Senac prepararam uma peça de teatro. O ponto alto da encenação é o diálogo entre paciente e médico com objetivo de desmistificar o processo, do diagnóstico à alta do paciente.

Outras atividades lúdicas estão previstas, como pintura facial, oficina de desenhos para exposição pública e a visita do Profi, mascote da campanha Todos contra a hanseníase. Os estudantes do Senac também prepararam paródias gravadas em videoclipe para divulgação em redes sociais.

A ação começou a ser organizada ainda em 2022, com videoaula sobre a campanha Todos contra a hanseníase, planejamento dos trabalhos, organização das tarefas entre os alunos e visita técnica ao assentamento para reuniões com equipes de saúde, líderes comunitários e moradores.

A fazenda tem sete microáreas, conforme o mapeamento da unidade de saúde local. A agenda de atividades em cada microárea já foi divulgada aos moradores pelos agentes comunitários de saúde Henrique Belisário Fachin, Maria Madalena Alves Gonçalves, Tiago Santos de Melo, Marina Luiza Alves, Giane Aparecida dos Santos, Ana Beatriz Luciano e Lucimara Nascimento Vieira Siqueira, além da agente interna Luzia Nogueira, responsáveis, cada um, por uma microárea. Na unidade de saúde, a enfermeira Maria Carolina Santos Scozzafave estará dando apoio na coordenação dos trabalhos, com a colaboração das auxiliares de enfermagem Rosely Aparecida Sartore e Mara Aparecida de Oliveira, o médico de família e comunidade Nelio Augusto Mesquita Domingos, que atua no assentamento há mais de 10 anos, e a equipe de saúde bucal da unidade, Patricia Hotta e Érica Garcia, além da supervisora da unidade, Claudia Acari.


Profi
O mascote da campanha Todos contra a hanseníase, conhecido como Profi, fará uma visita ao assentamento. Ele levará cartilhas educativas sobre hanseníase. O nome do boneco foi inspirado no menino Avi Leibowitz, interpretado pelo ator Ido Port no filme O Pequeno Traidor, produção de 2007 com Alfred Molina. Avi ganha apelido de Proffi por ser um menino muito inteligente que vive na Palestina em 1947. A única semelhança entre o mascote e o personagem do filme, além do nome que ganhou a grafia de Profi, é o fato de serem garotos inteligentes. Profi mascote quer falar, orientar e chamar a atenção para o tema hanseníase. Proffi no filme mostra a visão de um garoto sobre a questão palestina. O mascote tem marcado presença nos congressos brasileiros de Hansenologia, em hospitais, praças, escolas etc. levando a campanha Todos contra a hanseníase.

Assentamento
O Assentamento da PDS da Barra existe desde 2003. Fica localizado na antiga Fazenda da Barra, próxima a Ribeirão Preto, entre a rodovia Anhanguera e as margens do Rio Pardo. A fazenda pertencia à Fundação Sinhá Junqueira.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Projeto “Sorri Ribeirão” vai atender pacientes que aguardam prótese dentária

Ação acontece no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, no NGA e irá atender mil pacientes previamente agendados pela Secretaria da Saúde

Prêmio Brasil Olímpico marca anúncio de RP como sede dos Jogos da Juventude 2023

Cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira, 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro

Inscrições para Concurso Público da Câmara de Sertãozinho terão início

na próxima terça-feira, dia 07 A Presidência da Câmara de Sertãozinho anunciou, recentemente, um concursopúblico para uma vaga de Analista de Licitações e Contratos.A organização,...

Sessões ordinárias na Câmara de Sertãozinho serão retomadas nesta

segunda-feira, dia 06, a partir das 18h Na próxima segunda-feira, dia 06, a partir das 18h, ocorrerá a primeira sessãoordinária da Câmara Municipal de Sertãozinho...

Programa Inclusão Produtiva tem vagas abertas

Inscrições são para cursos de higienização e manipulação de alimentos e desenvolvimento de vitrines
- PUBLICIDADE -