No próximo dia 31 de março, o Programa de Integração Comunitário (PIC), ligado ao Fundo Social de Solidariedade, irá promover mais uma campanha de doação de sangue junto ao Hemocentro de Ribeirão Preto.
Com o tema “Solidariedade Não Tem Idade”, a campanha quer levar informação e orientação sobre a importância da doação de sangue, pois é um produto que não pode ser comprado e, portanto, depende da solidariedade das pessoas.
No Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1% da população, o ideal para suprir as necessidades dos brasileiros seria de, no mínimo, 3% da população.
Para ser doador
Os candidatos a doadores devem ter entre 18 anos completos a 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos. Os homens podem doar até quatro vezes por ano, com um intervalo de 60 dias entre as doações. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias para doação.
O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa que precisa de sangue, independentemente de parentesco.
Serviço:
“Solidariedade Não Tem Idade”.
Data: 31 de março de 2017.
Local: Hemocentro Campus USP (Rua Quintino Bocaiuva, nº 470, das 7h às 19h).
Hemocentro Quintino Bocaiúva (Rua tenente Catão Roxo, nº 2.501, das 7h às 13h).