InícioSaúdeBúzios (RJ) aposta em diagnóstico precoce de covid e zera internações

Búzios (RJ) aposta em diagnóstico precoce de covid e zera internações

Segundo prefeito, pronto-atendimento e tratamento no início dos sintomas ajudou a reduzir número de casos graves na cidade

- continua após a publicidade -

A cidade de Armação de Búzios (RJ), na região dos lagos, anunciou na semana passada que zerou o numero de internações por covid-19 na cidade.

Em entrevista ao R7, o prefeito Alexandre Martins (Republicanos) revelou que o segredo para reduzir drasticamente os casos moderados e graves da doença é fruto de um conjunto de ações, que incluem testagem e tratamento precoce.

“O segredo é fazer o teste rápido e tratar, além da fiscalização. Temos três tendas em que fazemos os atendimentos de pessoas com sintomas de gripe e já testamos e iniciamos o tratamento, conforme orientação do conselho de medicina, que não tem relação com cloroquina, evitando que evolua para um caso grave”, detalha o prefeito.

No boletim da última quarta-feira (24), apenas oito casos haviam sido confirmados na cidade fluminense e não havia nenhum paciente internado com a doença.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Amaral, as tendas ajudam a reduzir o fluxo dos pacientes suspeitos pelas unidades de saúde e hospitais em busca de atendimento, evitando a contaminação cruzada.

“Quando você tem um paciente com síndrome gripal, a gente cria um fluxo separado. Então ele não precisa ir para o hospital, onde tem pessoas com outras doenças, e podem acabar infectadas”, afirma.

arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com 40 mil habitantes, a cidade chega a multiplicar sua população durante os feriados e períodos de férias. No Carnaval, segundo Amaral, a população ultrapassou os 100 mil habitantes. Mas as ações conjuntas com as autoridades de segurança pública ajudaram a evitar a propagação da doença e diminuir o número de casos.

“Houve fechamento de estabelecimentos que não respeitaram os limites impostos pela prefeitura. A cidade também tem uma barreira que controla quem entra e quem sai, além de medir a temperatura. Ela acaba tendo um efeito quantitativo e moral importantes”, afirmou o secretário.

Medidas preventivas

A redução repentina dos casos de covid-19 na cidade não impede que a prefeitura continue o investimento nas ações preventivas.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Prefeitura inaugura duas novas escolas de educação infantil

Uma Unidade conta com 319 vagas, sendo 135 para crianças e outra para receber 420 alunos

João Rock anuncia 19ª edição para 11 de junho de 2022

Evento apresentará line-up e iniciará pré-venda de ingressos no dia 26 de outubro

Prainha de Rifaina reabre dia 03 de Novembro

Fechada desde março de 2020, afetou o turismo e comercio, obrigando muitos fecharem em definitivo.

Bolsonaro cria auxílio gás para famílias carentes

Saiba quem tem direito ao beneficio e como solicitar.

Como sempre turminha do PT usam retorica e chama vereadores de ‘machista, racista e elitista’

Por ser mulher e do PT a vereadora exige que seus projetos caminhem mais rápido do que os demais. Com salario e mordomia que recebe ela não faz parte da elite?
- PUBLICIDADE -