InícioSaúdeBrasil apresenta metas para frear o aumento da obesidade

Brasil apresenta metas para frear o aumento da obesidade

- continua após a publicidade -

A obesidade é considerada um problema de saúde pública, sendo fator de risco para o aparecimento de diversas doenças como o diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Dados do Ministério da Saúde mostram que 1,9 bilhão de pessoas no mundo estão acima do peso e 600 milhões já são obesas.  Somente no Brasil, os índices atingem mais da metade da população, sendo 59,8% de mulheres e 57,8% de homens com sobrepeso.  

Para o oncologista da Oncomed BH, Dr. Alexandre Fonseca, as principais causas da obesidade são o sedentarismo e o consumo exagerado de alimentos com alto valor calórico e/ou gorduras.

“Cânceres como o de intestino grosso, mama, endométrio, rim e esôfago têm sido relacionados à obesidade. Normalmente estão associados a alterações nos hormônios sexuais estrógeno, progesterona e androgênios, além dos altos níveis de insulina”, explica o médico. 

O Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU. Recentemente, o país assumiu o compromisso de promover a alimentação saudável, com metas para frear o crescimento do excesso de peso. Ações como o incentivo à redução do consumo de refrigerantes e aumento da ingestão de frutas e hortaliças, foram apresentadas durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, no último dia 14 de março, em Brasília.

A ingestão de alimentos ultraprocessados começa nos primeiros anos de vida. Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (2006) sinaliza que 40,5% das crianças menores de cinco anos consomem refrigerante com frequência e 60,8% das crianças menores de dois anos comem biscoitos ou bolachas recheadas.

“Mudanças nos hábitos alimentares podem ajudar a reduzir os riscos de câncer. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, tais como vitaminas e fibras, e devem ser priorizados”, ressalta Dr. Alexandre. “Associado a isso, é muito importante a prática de atividades físicas”, conclui.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cientista chinês deserta para os EUA com segredos de armas hipersônicas

Ele estava disposto a fornecer informações detalhadas sobre o veículo hipersônico em troca de asilo para ele, sua esposa e seu filho.

Brasil já tem mais casos de covid-19 do que no periodo antes da vacina

A pergunta é: Fecha tudo e #fiqueemcasa? As picadas funcionam ou é apenas interesse financeiro?

Aulas da Rede Municipal retornam na próxima semana

Retorno será 100% presencial e obrigatório para os estudantes; todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a Covid-19 serão cumpridos. Não é obrigatório apresentar passaporte sanitário.

Morre a cantora e pastora Ludmila Ferber aos 56 anos

"Quando tudo parece estranho ao redor ,Buscar tua face é preciso, Deus Quando a gente não sabe o que está ocorrendo Buscar tua face é preciso, Deus"

Prefeitura obriga funcionalismo apresentar passaporte sanitário

Seu corpo minhas regras: Funcionários que não apresentarem documento serão impedidos de trabalhar e terão descontada do salário.
- PUBLICIDADE -