InícioSaúdeBrasil apresenta metas para frear o aumento da obesidade

Brasil apresenta metas para frear o aumento da obesidade

- continua após a publicidade -

A obesidade é considerada um problema de saúde pública, sendo fator de risco para o aparecimento de diversas doenças como o diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Dados do Ministério da Saúde mostram que 1,9 bilhão de pessoas no mundo estão acima do peso e 600 milhões já são obesas.  Somente no Brasil, os índices atingem mais da metade da população, sendo 59,8% de mulheres e 57,8% de homens com sobrepeso.  

Para o oncologista da Oncomed BH, Dr. Alexandre Fonseca, as principais causas da obesidade são o sedentarismo e o consumo exagerado de alimentos com alto valor calórico e/ou gorduras.

“Cânceres como o de intestino grosso, mama, endométrio, rim e esôfago têm sido relacionados à obesidade. Normalmente estão associados a alterações nos hormônios sexuais estrógeno, progesterona e androgênios, além dos altos níveis de insulina”, explica o médico. 

O Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU. Recentemente, o país assumiu o compromisso de promover a alimentação saudável, com metas para frear o crescimento do excesso de peso. Ações como o incentivo à redução do consumo de refrigerantes e aumento da ingestão de frutas e hortaliças, foram apresentadas durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, no último dia 14 de março, em Brasília.

A ingestão de alimentos ultraprocessados começa nos primeiros anos de vida. Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (2006) sinaliza que 40,5% das crianças menores de cinco anos consomem refrigerante com frequência e 60,8% das crianças menores de dois anos comem biscoitos ou bolachas recheadas.

“Mudanças nos hábitos alimentares podem ajudar a reduzir os riscos de câncer. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, tais como vitaminas e fibras, e devem ser priorizados”, ressalta Dr. Alexandre. “Associado a isso, é muito importante a prática de atividades físicas”, conclui.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto lança promoção de natal “Compre e Ganhe” com sorteio de vale-compras

Empreendimento apresenta também o seu tradicional filme natalino que reforça valores como empatia e gentileza; campanha é assinada pela DAVID
- PUBLICIDADE -