InícioSaúdeAVC será um dos temas do I Congresso Internacional de Atenção Domiciliar...

AVC será um dos temas do I Congresso Internacional de Atenção Domiciliar de RP

- continua após a publicidade -

Nos dias 19 e 20 de outubro, será realizado na cidade de Ribeirão Preto (SP) o I Congresso Internacional de Atenção Domiciliar (CONIAD – RP). No evento, que conta com o apoio da Boehringer Ingelheim, serão discutidos diversos temas, entre eles o AVC, segunda causa de morte mundialmente1-2.

O AVC é uma emergência médica, responsável por causar, anualmente, 6,5 milhões de óbitos no mundo3. No Brasil, o cenário também assusta: segundo dados do Ministério da Saúde, a doença fez cerca de 100 vítimas fatais apenas em 20154. 85% dos casos de AVC ocorrem na forma isquêmica, ou seja, quando há a obstrução em um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro, bloqueando a passagem de oxigênio para as células locais. Já os outros 15% são referentes à forma hemorrágica, quando um vaso enfraquecido rompe e sangra no cérebro5.

O rápido atendimento ao paciente que está sofrendo um AVC é crucial, pois um socorro rápido pode salvar vidas e evitar o risco de sequelas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares em parceria com a Rede Brasil AVC, lançaram a campanha “A Vida Conta”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do rápido atendimento ao paciente que está sofrendo um AVC, elucidando os seus sintomas e o risco de sequelas.

Referências:

  1. Lozano R, et al. Lancet 2012;380:2095-2128.
  2. Hankey G. Lancet 2013;1:e239-e240.
  3. World Stroke Campaign. Brochure.
  4. Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Ministério da Saúde.
  5. Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Acidente Vascular Cerebral. Disponível em

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Iguatemi Ribeirão Preto recebe programação especial de corais natalinos

No repertório temos músicas de grandes artistas e muito conhecidas pelo público como Noite Feliz, Bate o Sino, Pastores da Serra entre outras. 

Secretaria da Cultura e Turismo realiza o Natal no Palácio

Evento será no dia 15 de dezembro e terá apresentação musical, de dança, coral, além de presépio, feira de artesanatos e doação de brinquedos

Carta aberta para os 3 poderes tem indio dando ultimato e prazo.

Prisão de Alexandre de Moraes, presidente do senado e camara. Imprensa se negou a participar. Supremo é o povo

BOMBA: Rede clandestina criada no Itamaraty sabotou governo Bolsonaro de dentro

O grupo atuava de forma contrária às determinações do executivo federal e agiam por conta própria, conforme revelado pelo colunista Jamil Chade.

Museu Casa da Memória Italiana realiza “Concerto di Natale”

Totalmente gratuito, o evento traz canções natalinas e músicas tradicionais italianas, apresentadas pelo Coro Memorie d'Italia, sob a regência do maestro Alexandre Mazzer Perticarrari
- PUBLICIDADE -