Início Saúde 1078 caso confirmado de microcefalia

1078 caso confirmado de microcefalia

- continua após a publicidade -

O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil chegou a 1.046. Ao todo, foram 6.906 notificações desde o início das investigações, em 22 de outubro, até 2 de abril. Segundo a pasta, 1.814 casos foram descartados e outros 4.046 casos ainda estão sendo investigados.

Os dados são do boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (5). Dos casos confirmados de microcefalia, 170 tiveram teste positivo para o vírus da zika.

Em uma semana, desde a divulgação do último boletim, foram 130 novas notificações, 102 casos confirmados e 273 casos descartados.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Estados
O estado com maior número de casos confirmados ainda é Pernambuco, com 303 casos, seguido da Bahia, com 194, e do Rio Grande do Norte, com 83.

Desde 22 de outubro, houve 227 notificações de mortes por microcefalia ou outras alterações no sistema nervoso central durante a gestação ou após o parto. Deste total, 51 óbitos foram confirmados para microcefalia e alterações do sistema nervoso central, 28 foram descartados e 148 continuam sob investigação.

Estudo na Paraíba
O Ministério da Saúde anunciou também a conclusão da primeira etapa de um estudo feito na Paraíba em parceria com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos que está analisando um grupo de mães que tiveram bebês com microcefalia em comparação a um grupo de mães que tiveram bebês saudáveis.

Trata-se de um estudo de caso-controle, cujos resultados poderão confirmar de forma mais definitiva a associação do vírus da zika com a microcefalia.

Os resultados preliminares, a partir de entrevistas com essas mães, concluiu que as que tiveram infecção pelo vírus no primeiro trimestre de gravidez tiveram maior probabilidade de terem bebês com microcefalia. Participam do estudo 165 mães com bebês com a malformação e 446 mães com bebês saudáveis da mesma região.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No momento, amostras de sangue coletadas das mães e bebês estão sendo testadas para vários tipos de vírus. Os resultados finais devem ser divulgados ainda neste semestre. “Faz parte deste estudo a investigação de pessoas que não foram acometidas pela microcefalia.

“Somente após o processamento das amostras de sangue coletadas, comparando os casos e os controles, é que poderemos estimar com mais clareza o risco de ser acometido pela doença e a relação do zika com a microcefalia”, afirmou o assessor da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, em nota divulgada pelo Ministério da Saúde.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Covid-19: governo anuncia resultado de ensaio clínico com nitazoxanida

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concluiu o estudo clínico com o uso do medicamento nitazoxanida em pacientes na fase precoce da covid-19

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU