Início Região Sertãozinho Sertãozinho e Cruz das Posses terão vacinação contra Febre Amarela amanhã, dia...

Sertãozinho e Cruz das Posses terão vacinação contra Febre Amarela amanhã, dia 21

- continua após a publicidade -

Neste sábado, dia 21, os moradores de Sertãozinho e do Distrito de Cruz das Posses devem ficar atentos, pois a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá uma atividade especial de vacinação contra a Febre Amarela, que será das 9h às 16h.

Em Sertãozinho, a ação será realizada na Praça 21 de Abril, no centro; e no Distrito de Cruz das Posses, os cidadãos poderão se vacinar na EMEI “Maria Rosa Motta” (rua Floriano Peixoto, 975).

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do município, o objetivo da atividade é imunizar o maior número possível de pessoas, principalmente, contra a Febre Amarela; entretanto, os profissionais de saúde farão o levantamento para atualização do cartão de vacinação de todas as pessoas que comparecerem. Vale destacar que, só receberão a vacina contra a Febre Amarela, os cidadãos que apresentarem os seus cartões de vacinação.

A vacinação contra a Febre Amarela está indicada para bebês a partir dos 9 meses de vida, crianças, jovens, adultos e idosos. Vale destacar que, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a ovo não devem receber a vacina; no caso dos idosos, cada situação será analisada individualmente pelos profissionais de saúde, para evitar riscos em função de doenças crônicas já existentes.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O esquema atual de vacinação contra a Febre Amarela consiste na administração de duas doses da vacina, não sendo mais necessária a aplicação de um reforço a cada 10 anos.
Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica: 3945-7640.

A Febre Amarela e sua relação com os macacos – A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por vírus do gênero Flavivírus. Os sintomas gerais são: febre alta, dor de cabeça, calafrios, dor nas costas, náuseas, vômitos, dores musculares, fraqueza, inchaço e vermelhidão nos olhos, dor nas articulações e sensibilidade à luz, com duração de cerca de três dias. Após esse período, a doença pode evoluir para a cura ou agravamento do caso, podendo levar à morte.

Existem dois ciclos de transmissão do vírus da Febre Amarela: um silvestre e outro urbano. O ciclo silvestre pode afetar os primatas (macacos), enquanto o ciclo urbano atinge o homem, quando este é picado pelo mosquito infectado, como o Aedes aegypti, por exemplo, que também é transmissor da Dengue, do Zika vírus e da Chikungunya.

O Núcleo de Controle de Zoonoses alerta que, a transmissão da Febre Amarela ocorre somente na presença do mosquito, ou seja, um macaco que esteja com o vírus não é capaz de transmiti-lo ao homem. É preciso que um mosquito pique o animal doente e depois pique um ser humano para que a transmissão ocorra; por isso é importante, mais uma vez, a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A população deve ficar atenta e, em caso de aparecimento de macacos mortos, o fato deve ser imediatamente comunicado ao Núcleo de Controle de Zoonoses, por meio do telefone de plantão 99154-7251, inclusive aos finais de semana e feriados, que fará o recolhimento do animal e o enviará para análise, a fim de constatar a presença ou não do vírus da Febre Amarela, possibilitando a vigilância da ocorrência de casos na cidade.

Vale destacar que, até o momento, em Sertãozinho não existe confirmação de casos de Febre Amarela em humanos.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Agenda maio/2021 Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Sob regência do maestro Reginaldo Nascimento, os projetos Série Concertos Internacionais, Juventude tem Concerto e Ensaio Aberto serão exibidos em live

Faturamento da indústria volta a crescer em março, segundo CNI

Alta foi de 12,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado

Secretaria de Esportes quer implantar Programa Forças no Esporte

O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, formando cidadãos

Saúde estende vacinação contra Covid em pessoas com 60 a 62 anos

Serão disponibilizadas mais mil vagas para a faixa etária, agendamento já está aberto; vacinação acontecerá na quarta-feira, dia 12 de maio

Covid 19: agendamento para gestantes e puérperas, transplantados, deficiências permanentes e síndrome de Down será aberto nesta terça-feira

Veja como agendar: Para todos os grupos, a vacinação acontecerá na quarta-feira, dia 12 de maio, em 36 postos de vacinação nas unidades de saúde da cidade.
- PUBLICIDADE -