InícioRegiãoSertãozinhoSertãozinho e Cruz das Posses terão vacinação contra Febre Amarela amanhã, dia...

Sertãozinho e Cruz das Posses terão vacinação contra Febre Amarela amanhã, dia 21

- continua após a publicidade -

Neste sábado, dia 21, os moradores de Sertãozinho e do Distrito de Cruz das Posses devem ficar atentos, pois a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá uma atividade especial de vacinação contra a Febre Amarela, que será das 9h às 16h.

Em Sertãozinho, a ação será realizada na Praça 21 de Abril, no centro; e no Distrito de Cruz das Posses, os cidadãos poderão se vacinar na EMEI “Maria Rosa Motta” (rua Floriano Peixoto, 975).

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do município, o objetivo da atividade é imunizar o maior número possível de pessoas, principalmente, contra a Febre Amarela; entretanto, os profissionais de saúde farão o levantamento para atualização do cartão de vacinação de todas as pessoas que comparecerem. Vale destacar que, só receberão a vacina contra a Febre Amarela, os cidadãos que apresentarem os seus cartões de vacinação.

A vacinação contra a Febre Amarela está indicada para bebês a partir dos 9 meses de vida, crianças, jovens, adultos e idosos. Vale destacar que, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a ovo não devem receber a vacina; no caso dos idosos, cada situação será analisada individualmente pelos profissionais de saúde, para evitar riscos em função de doenças crônicas já existentes.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O esquema atual de vacinação contra a Febre Amarela consiste na administração de duas doses da vacina, não sendo mais necessária a aplicação de um reforço a cada 10 anos.
Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica: 3945-7640.

A Febre Amarela e sua relação com os macacos – A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por vírus do gênero Flavivírus. Os sintomas gerais são: febre alta, dor de cabeça, calafrios, dor nas costas, náuseas, vômitos, dores musculares, fraqueza, inchaço e vermelhidão nos olhos, dor nas articulações e sensibilidade à luz, com duração de cerca de três dias. Após esse período, a doença pode evoluir para a cura ou agravamento do caso, podendo levar à morte.

Existem dois ciclos de transmissão do vírus da Febre Amarela: um silvestre e outro urbano. O ciclo silvestre pode afetar os primatas (macacos), enquanto o ciclo urbano atinge o homem, quando este é picado pelo mosquito infectado, como o Aedes aegypti, por exemplo, que também é transmissor da Dengue, do Zika vírus e da Chikungunya.

O Núcleo de Controle de Zoonoses alerta que, a transmissão da Febre Amarela ocorre somente na presença do mosquito, ou seja, um macaco que esteja com o vírus não é capaz de transmiti-lo ao homem. É preciso que um mosquito pique o animal doente e depois pique um ser humano para que a transmissão ocorra; por isso é importante, mais uma vez, a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A população deve ficar atenta e, em caso de aparecimento de macacos mortos, o fato deve ser imediatamente comunicado ao Núcleo de Controle de Zoonoses, por meio do telefone de plantão 99154-7251, inclusive aos finais de semana e feriados, que fará o recolhimento do animal e o enviará para análise, a fim de constatar a presença ou não do vírus da Febre Amarela, possibilitando a vigilância da ocorrência de casos na cidade.

Vale destacar que, até o momento, em Sertãozinho não existe confirmação de casos de Febre Amarela em humanos.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro confirma general Braga Netto como candidato a vice-presidente

O reservista Braga Netto atuou como chefe da administração civil de Jair Bolsonaro de fevereiro de 2020 a março de 2021

Cursos pré-vestibular e ENEM da USP estão com inscrições abertas

Os cursos populares relacionados à Universidade de São Paulo (USP) estão abertos para turmas no segundo semestre.

As UPAs continuam lotadas mesmo com varias doses, mas quem quer tem mais agendamento aberto

E a festa continua com a picada que não protege nada, mas pode ser motivo de muitos problemas que estão por ai.

6º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto tem inscrições abertas

Podem se inscrever grupos e companhias teatrais de todo o país, até o dia 17 de julho, no Portal da Prefeitura

Aniversário de Ribeirão Preto: Minczuk rege a Sinfônica de RP no Theatro Pedro II

A Série Concertos Especiais da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto traz o maestro Roberto Minczuk como regente neste sábado, dia 25 de junho, às 19h, no Theatro Pedro II.
- PUBLICIDADE -