InícioRegiãoSertãozinhoPrograma de Castração de “Baixo Custo e Sem Custo” beneficiou 5.500 animais...

Programa de Castração de “Baixo Custo e Sem Custo” beneficiou 5.500 animais nos últimos quatro anos

- continua após a publicidade -

O Programa de Castração de “Baixo Custo e Sem Custo” oferecido pela Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Controle de Zoonoses, passou por nova ampliação, no que tange ao número de clínicas veterinárias conveniadas responsáveis pela realização do procedimento.

Agora, o Programa conta com quatro estabelecimentos sertanezinos conveniados: Clínica Veterinária Zoocenter, Hospital Veterinário “Dr. Fernando Morata”, Mascote Pet Shop e Clínica Veterinária, e Clínica Veterinária 4 Patas; com o objetivo de ampliar o atendimento para castração de cães e gatos, que é uma medida muito eficaz na prevenção de algumas doenças e, principalmente, no controle populacional de animais e de zoonoses, que são as doenças que se manifestam nos animais e podem ser transmitidas aos seres humanos.

O Programa de Castração teve início em 2008 e, apenas nos últimos quatro anos, a Administração Municipal beneficiou 5.500 animais com o procedimento.

Como se cadastrar – Para aderir ao Programa de Castração de “Baixo Custo”, que está disponível para toda a população, independente da renda, o munícipe deve comparecer ao Núcleo de Controle de Zoonoses portando uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência. A taxa de R$ 75 deve ser paga na clínica veterinária responsável por realizar a cirurgia, que é definida sequencialmente, conforme controle do órgão.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Já para participar da modalidade “Sem Custo”, além dos documentos mencionados, o cidadão também precisa apresentar uma cópia do comprovante de baixa renda em seu nome, como o extrato do Programa “Bolsa Família”, por exemplo.

O Núcleo de Controle de Zoonoses está localizado à avenida José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã, e atende, para realização dos cadastros, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A inscrição também pode ser feita às sextas-feiras, das 9h às 13h, na Feirinha de Adoção de Filhotes promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Canil Municipal, na Praça 21 de Abril – Centro. Dúvidas e outras informações: 3945-5369.
Sobre a castração – A castração ou esterilização está indicada para cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos cinco meses de vida. Dentre os principais benefícios do procedimento, destacam-se:

– A diminuição da prevalência de doenças em machos e fêmeas, pois a castração precoce aumenta a expectativa de vida do animal e previne o aparecimento de neoplasias (câncer) nas mamas, útero e próstata;

– Redução da agressividade e agitação, e do hábito de urinar pela casa, já que os machos castrados deixam de produzir o hormônio testosterona, que é um dos fatores responsáveis pelo comportamento agressivo e pelo hábito de urinar em todos os locais, para marcar território;

– A eliminação dos cios nas fêmeas e diminuição dos riscos de fugas para acasalamento;

– O fim das crias indesejadas e, consequentemente, a diminuição de animais abandonados nas ruas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cai quem quer: Rio de Janeiro confirma quinto caso de varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou hoje (29) o quinto caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Segundo nota divulgada pela...

Bolsonaro confirma general Braga Netto como candidato a vice-presidente

O reservista Braga Netto atuou como chefe da administração civil de Jair Bolsonaro de fevereiro de 2020 a março de 2021

Cursos pré-vestibular e ENEM da USP estão com inscrições abertas

Os cursos populares relacionados à Universidade de São Paulo (USP) estão abertos para turmas no segundo semestre.

As UPAs continuam lotadas mesmo com varias doses, mas quem quer tem mais agendamento aberto

E a festa continua com a picada que não protege nada, mas pode ser motivo de muitos problemas que estão por ai.

6º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto tem inscrições abertas

Podem se inscrever grupos e companhias teatrais de todo o país, até o dia 17 de julho, no Portal da Prefeitura
- PUBLICIDADE -